Fidel Castro resigna

Caro insano leitor, antes de falar sobre o tema deste novo post uma palavrinha ao meu estimado leitor Eu.

A razão pela qual eu postei duas vezes o mesmo post prendeu-se com o facto simples, puro e duro de eu ter clicado vezes a mais no botão "publicar mensagem" após momentos fustrantes em que só me aparecia o famoso erro 404... Noutras palavras, azelhice da minha pessoa.

Voltanto ao assunto que me leva aqui escrever hoje, soube pelo telejornal (algo que já não via há mais de 2 meses) que "el comandante" resignou aos cargos que ocupava. A razão de facto pareceu-me óbvia e apenas me surpreendeu vindo tão tarde... Mas não é isso que me leva a querer dizer algo acerca deste assunto.

O verdadeiro motivo para eu tecer aqui um comentário prende-se com o que se irá passar daqui em diante. Irá Cuba tornar-se uma democracia? Irá Cuba continuar no mesmo caminho? Bem parece-me que inevitavelmente Cuba verá o seu sistema politico mudar de uma forma ou de outra. A questão é porque?

Voltamos mais uma vez às velhas questões da soberania nacional e a da liberdade de cada país escolher o seu rumo. Cuba, após experimentar as "virtudes" do colonialismo americano decidiram tentar outro rumo... Os americanos, como crianças grandes que são, fizeram birra e provocaram o embargo a Cuba.

Por isso pergunto: porque têm os cubanos de mudar pra um sistema politico que lhes é imposto e que no passado só os levou à miséria? Se calhar miséria por miséria mais vale ficar num que foi escolhido por eles próprios... Digo eu vá...

Mas caso mudem, espero que ao menos o façam de livre vontade e não porque EUA e UE lhes dizem para mudarem e que o façam sabendo que o capitalismo e democracia por sí só não lhes trarão as "riquezas" desejadas. Será preciso trabalharem e muito para terem o que querem e terão já de contar com o capitalismo americano pronto para mais uma vez lhes tomar contar do país.

Numa outra nota: na reacção ao anuncio da resignação de Fidel, George W. Bush disse qualquer coisa como, "é triste ver as pessoas a serem presas sem motivo aparente ou só por criticarem as decisões do governo". Bem eu só tenho duas palavras para dizer ao senhor Bush: Patriot Act.