Another day in Paradise

Since I'm in the mood for these ol' things I've decided to share with my fellow readers (that's you) this song. It's probably one of the very best songs ever sung by Phil Collins, at least from where I stand. You might ask why am I writing just in English. Well, the reason is simple. 'Cos I felt like it.

Here's the YouTube video with it. Hope you all enjoy it.




A UNESCO elaborou um guia para a educação sexual

A UNESCO elaborou um guia para a educação sexual. Ainda não tive oportunidade de o ler por isso por agora deixo só os links respectivos e a notícia. Logo tentarei fazer um update a este post, com um resumo, se conseguir ter tempo para ler o pdf todo (nem que seja na diagonal).

Deixo aqui o link do pdf em inglês.

Fica também o link para o site com o artigo sobre isto aqui (Inglês) e aqui (Castelhano).

Programa do PSD 2009



O PSD diz que quer prioridade à economia, questão sociais de solidariedade e saúde, à justiça, à educação e à segurança. Mas quais é que ficam de fora? Defesa? É que assim de repente parece-me que incluíram tudo.

Diz também, Manuela Ferreira Leite que cumprirá tudo. Muitos já disseram o mesmo e o PSD está incluído.

"Os portugueses sabem com que podem contar", diz ela. Sabem sabem, minha senhora. Sabem! Ou deviam saber.

Diz Manuela Ferreira Leite que o programa não tem "marketing politico para satisfação máxima da clientela eleitoral". Quem diria! E as medidas, na educação, que vão todas direitinhas às reivindicações dos professores? Isto é o quê?

Um novo modelo económico. Qual? O mesmo do seu antigo primeiro-ministro, Aníbal Cavaco Silva, agora Presidente da República? Aquele que investiu nos têxteis (industria sem valor acrescentado e com já forte concorrência, na altura, dos países asiáticos)? Aquele que deu cabo da agricultura e das pescas? Aquele que não investiu em industrias produtivas e que trouxessem mais valias ao país?

O TGV será suspenso e o Novo Aeroporto será feito por módulos... Da última vez que o PSD concorreu às eleições e ganhou tinha dito qualquer coisa como: "não haverá aeroporto novo e TGV enquanto houver pensões de miséria". Ainda não tinham acabado 1 ano de governo, as pensões estavam na mesma, e já se tinha posto o aeroporto na lista de obras outra vez. Só acredita agora quem for cego!

Quer baixar a contribuição para a segurança social para os... empregadores? E faz o quê para manter a sanidade das contas da Segurança Social? Sobe aos trabalhadores? E porque não baixar aos trabalhadores e manter aos patrões? Andamos a brincar ou quê?

Política social. Segundo o que ela diz, retiro que se vai continuar a desmantelar o estado-providência (deficiente já por natureza) e continuando aquilo que já existe que é a sociedade-providência, onde o estado nada faz e delega tudo noutros. Já agora, no pouco que faz, faz mal. Fiscalização dos apoios... Já muitos disseram o mesmo, mais uma vez, o PSD está incluído. Aliás, foi o PSD que mudou o Rendimento Mínimo Garantido para Rendimento Social de Inserção para isto. Já me disseram que aquilo não funcionou porque não se deu a Bagão Felix os recursos necessários. Bem era o PSD que lá estava.

Falam da Justiça. Reformas e tal e coisa. Preocupem-se em pôr a que existe a funcionar antes de fazer uma nova. Mais autoridade para quem não a merece? É bem. Lá voltam as cargas policiais a manifestantes.

Na educação. Princípios muito bonitos... Falta saber o que vão fazer na prática para os implementar. Os princípios já se ouviram de muitas bocas e muitas vezes no passado. Remeto aqui os leitores para o blogue Profavaliação onde estão algumas as propostas do PSD para a educação.

Fico-me por aqui por agora. Irei ler com atenção o programa e depois tentarei fazer uma análise mais precisa.

O programa pode ser lido aqui.



PSD quer reduzir deputados para 180

Segundo a notícia da RTP, a qual pode ser lida aqui, o PSD compromete-se a "tentar" (ênfase no verbo) reduzir o número de deputados. Bem eu já ouvi isto, ou algo semelhante, no último governo de Guterres ou lá o que foi. Era isto e os círculos eleitorais uninominais... Isso já foi há quanto tempo mesmo? Estou um pouco esquecido...

Já agora, se calhar a razão porque não se reduzem os deputados é porque depois não lugar para guardar tanta cadeira na AR... Já viram o que era ter os corredores de AR apinhados de cadeiras como há tribunais que estão atolados de processos nos corredores, casas de banhos, enfim, onde houver espaço? Não era bom para a imagem. É isso os milhões que gastaram a "renovar" a AR.
Sem mais comentários.

Citação de Albert Einstein

Este post estava já agendado há muito tempo (mais de meio ano). Como não tenho tido tempo decidi ressuscitar os mortos e publicá-lo agora.

Citação interessante e alguns desvarios e insanidades sobre a mesma.

"Common sense is the collection of prejudices acquired by age eighteen."
- Albert Einstein

Tradução: "O senso comum é a colecção de preconceitos ganhos até aos 18 [anos]."

Infelizmente o senso comum é a religião dominante em qualquer sociedade hoje em dia. A alguns o senso comum diz que se devem espancar as mulheres só porque sim sendo a única razão precisa para tal; a outros diz que os arianos (que já agora são originários do centro-sul da Ásia, Irão, Afeganistão e Índia e não do centro-norte da Europa) são melhores que todos os outros; a outros ainda diz que o Deus do cristianismo é outro do judaísmo e do islamismo (o Deus é o mesmo nas três sendo que a única diferença é que cada uma segue o seu "profeta"; basicamente andam à pancada sobre a quem é que Deus disse a verdade distorcendo todas as palavras de todos os textos sagrados conforme lhes é conveniente) e que requer a eliminação de todos os outros esquecendo-se do facto de que todas basicamente dizem a mesma coisa (à falta de televisão na época, talvez Deus apenas tenha dado a mesma lição em vários sítios diferentes e logo com pessoas diferentes que a leram de maneira diferente)...

Conclusão: o senso comum é a soma das diarreias intelectuais das sociedades.

Era tão bonito se em Portugal fosse assim

Era tão bonito se os deputados portugueses fossem como os congressistas nos EUA. Reparem como eles prestam contas ao eleitores. Reparem como nos EUA é possível saber quem é nos representa exactamente.

Vejam o vídeo e imagem como seria em Portugal os deputados terem que vir prestar contas em debates destes, frente a frente com quem neles votou. Mas como em Portugal os deputados são VIPs... Sentar-me frente a frente com a ralé do povo, isso é só para alguns. E quando o fazem é para audiências restritas ou previamente seleccionadas.

Referendo na Nova Zelândia sobre violência parental

Segundo a BBC News, a Nova Zelândia realizou um referendo sobre a violência dos pais contra os seus filhos. A pergunta era: "Should a smack as part of good parental correction be a criminal offence in New Zealand?" (Bater [nos filhos], como parte duma boa correcção parental, deverá ser considerada crime na Nova Zelândia?).

A primeira dúvida que me levanta esta pergunta. Na notícia é dito que a Nova Zelândia é um país onde a violência doméstica contra crianças é um problema grave. Ora bem, então fazer um referendo onde, pelos vistos, toda a gente acha que bater nos filhos é "proper education" é um acto lógico? Mas que resultado se pode esperar? Um sim? Parece-me que não. Tanto me parece que foi o que aconteceu. O Não ganhou com 90% dos votos.

Isto parece-me ser um caso de perguntar a pedófilos se concordam com a pedofilia. Ou violadores se concordam com a violação.

A notícia pode ser consultada aqui.

Deixo também um link que me pareceu interessante sobre o assunto. O mesmo pode ser acedido aqui.

Se não és bonita, tens buço e não tens mamas não podes ser atleta

O caso da atleta sul-africana a quem está a ser feito um teste para confirmar o género é algo que me parece surreal e birra. Também não tenho dúvidas que se o caso fosse com uma atleta branca norte-americana as coisas seriam tratadas de outra forma.

Mas ela não foi registada como mulher? Mas ela não foi vista por vários médicos ao longo de toda a sua vida? Mas ela não tinha sido já admitida aos campeonatos? Só depois de ganhar a medalha é que surgem as duvidas a estes iluminados? Para além de ridículo e difamatório ainda é um comportamento patético e discriminatório.

Deixem a mulher em paz e tratem é da próxima competição. Isto de tentar ganhar medalhas por truques de secretaria está mesmo a ficar na moda. E eu a pensar que era só no futebol português com os casos apito dourado e afins.

Deixo o link para notícia da CNN aqui.

O caminho para as eleições legislativas 2009 - O voto

Na sequência do que já disse antes, venho hoje encerrar este capitulo até mais perto das eleições.

Tentarei, então, ajudar, os mais indecisos, na decisão de em quem votar. Começo pelas opções.

Temos logo à partida os cinco magníficos: BE, PCP, PS, PSD, PP. Para além destes ainda temos os mais pequenos Partido Humanista, Partido Popular Monárquico, Movimento Partido da Terra, PCTP/MRPP, Partido Nacional Renovador, Partido Operário de Unidade Socialista, Partido Nova Democracia... (lista completa pode ser consultada aqui) Temos ainda dois novos partidos, nomeadamente o MMS (Movimento Mérito Sociedade) e o MEP (Movimento Esperança Portugal).

Dentro desta panóplia de escolhas eu distribuiria os partidos em três grandes grupos. A saber: Tradicionais, Novas Oportunidades, Escolha não-viáveis.

Nos Tradicionais poria os quatro mais antigos partidos com assento parlamentar e que, de uma forma ou de outra, já governaram. São eles então PCP, PS, PSD e PP.

Nas Novas Oportunidades punha o BE, o MMS e o MEP. Provavelmente também incluiria o PPM se bem que este partido anda à deriva já há muito e pouco se sabe o que querem para o país e que pessoas têm capazes de assumir funções governativas. Os três primeiros nunca desempenharam funções governativas se bem que o BE tenha acento parlamentar. O PPM, já teve assento parlamentar mas a sua participação tem sido pouco relevante.

Finalmente no último grupo, Escolhas Não-viáveis, poria os restantes. Esta última prende-se com o facto de, consecutivamente estes partidos não terem tido boa aceitação pelos eleitores e pouco trabalho tenha sido feito por eles em qualquer das instituições democráticas existentes.

Em linhas gerais o que esperar de cada um destes grupos?

Do primeiro podemos esperar o costume. Promessas irrealistas e que não são passiveis de serem concretizadas por vícios criados (clientela politica, negócios menos transparentes e por aí fora). Para além disto, acrescento que mesmo as promessas passiveis de serem concretizadas e que foram, irrelevantes se tornaram pois as boas ideias foram pervertidas pelos mesmos vícios que referi. Por exemplo, o rendimento social de inserção que começou por uma boa ideia e foi sendo pervertido fruto do mau funcionamento do sistema.

Votar neles é votar nas soluções já antes sugeridas e/ou tentadas e que nos levaram ao estado actual. Na minha opinião, qualquer um destes partidos mostra incapacidade total de se renovar e de renovar o panorama politico português, persistindo em vícios por eles criados e agora incapazes de os quebrar.

Começo pelo PS de José Sócrates. O que começou com boas ideias (e intenções?) rapidamente acabou numa trapalhada governativa, cheia de negócios obscuros, jogadas de bastidores e intriga politica. O governo do país perdeu-se. A título de exemplo dou o estado em que a educação ficou, fruto de uma teimosia cega, e as grandes obras públicas que ninguém entende para que servem passando pelas negociatas com o famoso Magalhães.

Antes temos o exemplo de Manuela Ferreira Leite, membro de sucessivos governos PSD que nada de bom fizeram ao país (tirando auto-estradas e CCBs) e que, na última passagem pelo governo, nem o mandato completo foram capazes de cumprir. Nem mesmo com um PS perdido e sem rumo. É esta senhora que agora acredita ter descoberto o caminho para desenvolver Portugal quando desde há quase duas décadas nada conseguiu fazer.

Quanto ao CDS-PP de Paulo Portas, o que dizer? Bem é o costume: muitas feiras, muito populismo e propostas não cumpridas ou quando cumpridas feitas numa trapalhada só comparável ao PS de José Sócrates. Recordo os submarinos. Foram comprados, mas as trabalhadas na gestão do processo levaram a uma insanidade nos preços e forma/local de construção dos mesmos. Os célebres patrulhas oceânicos a serem construídos em Viana do Castelo já foram referidos como insuficientes para as missões que os aguardam. Finalmente, temos a esquizofrenia deste partido em criticar as coisas que não fez enquanto foi governo.

Finalmente o PCP enquanto membro da CDU (coligação PCP, Partido Ecologista Os Verdes). Penso que o que se pode dizer do PCP é algo que vem na linha do que se passou com os outros. O PCP tornou-se um partido velho, sem ideias novas e completamente afastado da realidade sócio-económica. É um partido que nada de marcante apresenta ao país. Um partido que joga com a vida dos trabalhadores, fazendo discursos populistas só igualados pelo PP. Um partido que se habituou a viver com a miséria alheia e que nada fará para contrariar isto, pois fazê-lo seria caminhar para o suicídio e perder eleitores.

E do segundo grupo, Novas Oportunidades, podemos esperar o quê, então?

BE:

Boas ideias, iniciativa política mas penso que são pouco realistas e profundamente demagogos quanto à passagem de algumas das propostas à prática. Neste último ponto, em linha com o primeiro grupo. Padece também do mal do PCP que brinca com e se habitua a viver à custa da miséria alheia.

MMS:

Um partido novo com ideias novas e ideias passiveis de serem executadas. Muitos não concordarão com elas pois o partido reveste-se de um carácter liberal a nível económico que a muitos assustará e a outros será contra natura. Concordando-se ou discordando-se, parece um partido com gente capaz e, à primeira vista, fora do sistema. Os seus membros parecem ser pessoas que não vivem ou não precisarão da politica para viver. No entanto, provas dadas não tem e o voto nele requererá um voto de confiança. Faltará saber também se passarão a fazer parte do sistema se conseguirem votos para tal. Aconselho a todos o seu manifesto o qual considero ser dos melhores que já vi.

MEP:

O que disse do MMS poderei dizer do MEP com apenas uma salvaguarda. O seu dirigente é uma pessoa ligada em parte ao sistema já estabelecido. No entanto, não é parte do grupo das famílias politicas e isso poderá ser o bastante para não cair em tentação. Contrariamente ao MMS, o MEP também incorreu na onda do populismo ao escolher uma candidata que marcadamente apenas queria ir para o parlamento europeu (tacho pergunto eu?). Faço a mesma referência que fiz ao MMS, é um partido sem provas dadas e votar nele pode ser tanto uma boa aposta como uma má aposta. Será preciso um voto de confiança. O seu programa poderá ser consultado aqui.

Estes dois últimos partidos poderão ser duas boas opções para lugares no parlamento mas, pela sua "juventude" ainda não terão capacidade para serem governo sozinhos. Poderão, certamente, é fazer parte de uma futura coligação governamental.

Do terceiro grupo não falarei por considerar que não são partidos viáveis a eleições. Aconselho, contudo, a que não sejam esquecidos e surpresas às vezes vêm de onde menos se espera.

Falta ainda falar de uma alternativa. O voto Nulo/Branco. Segundo a Lei eleitoral Portuguesa, a qual pode ser consultada aqui, legalmente não há diferença pelo que falarei dos dois em conjunto (já agora aconselho também o voto nulo ao branco por uma questão de não confiar a ninguém um cartão em branco passível de ser adulterado). Quem não concorda com nenhum dos partidos que se apresentaram às eleições têm aqui uma possibilidade de voto. Afinal, a abstenção é o mostrar o desinteresse perante a governação do país e um cheque em branco a quem tanta asneira tem feito.

Apelo a todos que votem. Não me interessa em quem, apenas que votem, que se interessem pelo que os políticos fazem e que os mantenham com rédea curta. Só assim será possível construir um país melhor.

Musica para a alma

Este post dedica-se a partilhar convosco mais uma musica desta sensacional cantora e também verificar o estado dos feeds.

Gestão de blogue

Por motivos alheios a autoria deste blogue, os feeds estão a sofrer atrasos e sei lá mais o quê. Desde já as minhas sinceras desculpas.

Os rss, emails e updates nos Blogrolls estão todos a sofrer atrasos.

Mais informações assim que as tiver.

A gerência

Notícia - Homem acusa gato de fazer download de pornografia infantil

Verdade ou não, não sei, mas que a notícia de tão estúpida que é tem piada tem!

Podem ler a notícia aqui.

America e sua fuga à responsabilidade - Um exemplo para o Mundo

Não vou fazer grandes comentários. A notícia da RTP pode ser lida aqui.

O ultimo a ter uma visão de Deus nos EUA invadiu o Iraque à procura de armas de destruição em massa, levou o país a uma crise económica sem precedentes e arrastando o mundo para a mesma.

Este decide que é mais que os outros e viola as leis de um país que, apesar de tudo, é soberano; é apanhado e condenado consecutivamente e depois justifica-se com uma visão de Deus. Pior que isto só mesmo o governo Americano ter-se dado ao trabalho de o ir lá buscar. Se fosse num país europeu, o cavalheiro provavelmente teria ido parar a um hospício mas como é Americano pode fazer o que quer que ninguém tem coragem para lhe por a mão em cima. É o mundo que temos e o exemplo Americano. Depois queixam-se que o mundo "is out to get them".

Nova Lei em Itália põe em causa liberdades dos Bloggers - Notícia BBC

Segundo a edição online da BBC, uma nova lei italiana está a por em causa as liberdades de expressão dos blogues naquele país tendo já motivado uma greve de dos bloggers.

Esta nova lei os bloggers terão 48 horas para publicarem uma resposta de desculpas sempre que alguém se sinta ofendido com algo publicado. Caso não publiquem um pedido de desculpas neste prazo ficarão sujeitos a coimas entre superiores a 10000 €.

A notícia pode ser lida na integra no link em baixo.
You can read the news on the link below.

http://news.bbc.co.uk/2/hi/programmes/click_online/8197639.stm

Comentário

Isto mais me parece mais uma caça aos gambuzinos por parte de Silvio Berlusconi que constantemente faz atentados às liberdades em Itália. Curioso é que continua sempre a ser eleito e ninguém percebe como.

Comment

This looks more like a wild-goose chase by Silvio Berlusconi who constantly attacks the freedom of speech in Italy. The curious thing is that he keeps on getting himself elected and nobody understands why.


Noticia CNN - Concurso de Ioiôs!

E eu a pensar que já não se brincava com isto huh?! Quer dizer, se calhar não se brinca mesmo. Se calhar é só mesmo para ganhar dinheiro.


Citações do dia

"Words have the power to both destroy and heal. When words are both true and kind, they can change our world."

- The Buddha

"When I give food to the poor, they call me a saint. When I ask why the poor have no food, they call me a communist."

- Dom Helder Camara

Medina Carreira - Negócios da Semana na SIC Notícias

Medina Carreira mais uma vez com as suas fantásticas análises que colocam muita gente incomodada certamente. Eu às vezes quando o ouço parece que me estou a ouvir. Certo que discordamos em algumas coisas por vezes.

Discordo plenamente com uma coisa: gente honesta não sairá da "orla" deste presidente da república.

Pimenta na língua para rir um pouco

Momento de humor para nos rirmos um pouco e não pensar que a vida são só tristezas.

O verão em Gaza - Reportagem CNN

Uma reportagem da CNN que mostra como estão a ser educadas as crianças em Gaza. Desde cedo são postas a "treinar". O Hamas diz que não tem nada a haver com terrorismo e fundamentalismo. Eu discordo. Acho que é exactamente para isso. Mas vejam o vídeo e julguem por vocês mesmos.

A CNN report which shows how are children in Gaza being educated and raised. From their early years they are put to the training. Hamas claims that it has nothing to do with terrorism and fundamentalism. I disagree. I think it's exactly that. In any case, see the video and make your own judgement.


PTCoders reaberto

Porque me pediram para fazer esta divulgação, e eu até sou um tipo fixe e faço publicidade de graça, venho aqui deixar o aviso.

Para quem não sabe, há uns anos havia uma boa comunidade de programadores em Portugal, com base num fórum chamado PTCoders. Na realidade, era mais um negócio de alojamento de sites barato disfarçado de comunidade de programação, mas ainda assim teve os seus muitos adeptos. Infelizmente, há cerca de 2-3 anos, um dia fechou inexplicavelmente. Ora bem, alguém decidiu reabrir o PTCoders em http://www.ptcoders.net e está agora pronto a recriar a comunidade de antes. Para além de ter muito melhor aspecto que o fórum anterior, também parece menos uma tentativa de negócio e mais algo realmente dedicado aos amantes da programação. Aqui faço a minha parte a ajudar a divulgar e recomendo o mesmo.

Nota: O texto não é meu. Fiz "plagio". O autor certamente não me vai processar como de resto é hábito dele. Sim, fui mau. XD Vou encarar isto como uma "Publicação de leitores". lol

Música para descontrair e variar

The Killers - The World We Live In (with lyrics) - Esta porque o YouTube anda louco e agora decide bloquear alguns endereços de Portugal por "Copyrights Issues". Se a editoras pagassem para terem publicidade lá era que era bonito! E já agora que pagassem aos users que lhes fazem a publicidade à borla.



J.S. Back - Toccata & Fugue em D menor - Já imaginaram se houvessem os copyrights que há hoje e esta obsessão por eles no tempo destes Senhores que não teríamos acesso a esta magnificas criações humanas?



Lisa Gerrard & Patrick Cassidy - Vespers


O caminho para as eleições legislativas 2009 - Os problemas do país

Na rubrica de hoje deste tema vou tentar, sucintamente e pondo de parte muitos problemas que me passarão ao lado, expor o que tanto aflige o nosso matagal à beira mar plantado. Tentarei dar uma solução para os casos. (A ordem porque estão expostos é perfeitamente aleatória.)

1- Desigualdades sociais crescentes que aumentam o fosso entre ricos e pobres, destruindo a classe média, e proporcionando tensões sociais que comprometem todo o futuro do país. Importa colmatar isto sem recorrer, contudo, a medidas que "incentivem" a pobreza. Os subsídios e apoios sociais têm de existir mas têm de ter como objectivo a auto-suficiência dos receptores e não a sua manutenção como "pobres subsidiados". Não é justo para quem paga impostos e trabalha e não é vida para quem recebe.

2- Cunhas. Isto é algo que tem de acabar pois impede que os melhores, os mais capazes e mais bem preparados cheguem aos lugares convenientes para pôr o país a andar para a frente. Enquanto os cargos de gestores, altos dirigentes e funcionários do estado e outros forem dados por questões unicamente de amizade e oportunismo politico, Portugal não irá sair deste estado letárgico em que se encontra. Pior, os melhores e mais capazes irão rapidamente perceber que não têm futuro aqui e irão partir para outras costas.

3- Directamente relacionado com o ponto anterior, a falta de dinamismo económico. Isto deve-se a um sistema sócio-económico que não promove o mérito mas antes a incompetência dos gestores e empresários. A facilidade e leviandade com que se pode falir uma empresa para dois dias depois abrir outra é inaceitável. Os jogos de bastidores que existem e os "cartéis" que se criam são outra fonte para que quem quer trabalhar, fundar a sua empresa e vingar seja impedido de o fazer. Não estou a dizer que é de todo impossível mas é inegavelmente difícil criar uma empresa sem ter de compactuar com actividades menos licitas ou reprováveis.

4- Educação. Resultados que só melhoram porque a avaliação dos alunos é feita cada vez mais com base num facilitismo pouco digno. Na sua ânsia de por Portugal ao mesmo nível de resultados que o resto da Europa, os sucessivos governos fazem de tudo para que as notas subam, mesmo que para isso se tenha que destruir um conceito fundamental que é o da exigência. Esta exigência deve também estar aplicada ao nível da docência. Para isto é importante que se aplique um sistema de avaliação que incentive uma constante e permanência melhoria dos docentes através de uma competição saudável. Os que melhores resultados obtêm com a avaliação a escolher serão recompensados. Os que não conseguem terão de realizar uma introspecção para ver onde falharam de modo a que no próximo ano consigam estar entre os "melhores". A avaliação em si tem que ser bem pensada e estuda e sobretudo feita desde o inicio com uma participação activa entre todos as componentes intervenientes, ME e docentes. Não pode haver uma imposição de nenhuma das partes pois isso é meio caminho andando para o falhanço.

5- Desenvolvimento regional. Talvez fosse altura de repensar este ponto. Afinal já se chegou à conclusão que o estado centralizado limitou-se a gerir a Lisboa e Vale do Tejo esquecendo-se do resto do país. Como tal não serve. Também não se quis a regionalização. Ok. Não é a minha opinião mas até posso viver com isso. Foi-se para uma "municipalização". E eu pergunto onde está ela? Está tudo na mesma e as assimetrias regionais aumentaram. Para quem diz que Portugal é assim tão pequeno para ter regiões administrativas, parece-me que é também igualmente grande demais para Lisboa ver o que está além de 50 km.

6- Ligado e em sequência com o ponto anterior as grandes obras publicas. Portugal já tem uma densidade de auto-estradas bem dentro da média europeia se não superior já. Creio que não precisamos de mais. Precisamos sim é de boas estradas locais, nacionais e bons IPs também. TGV, excluindo a linha Lisboa-Madrid, não vejo a urgência em desperdiçar tanto dinheiro numa nova via ferroviária quando a rede existente precisa e pode ser aumentada, expandida, melhorada e bem melhor aproveitada. O Aeroporto, bem, relembro outra vez o tamanho de Portugal (que pelos vistos continua a ser tão pequeno para umas coisas e tão grande para outras) e que já temos TRÊS aeroportos a funcionar no país. O do Porto, que tanto dinheiro se gastou para agora não ser aproveitado; o de Lisboa, que poderá servir se não se concentrar todo o santo voo para a ilustre capital; e o de Faro, que, segundo me consta está num autêntico caos e totalmente subaproveitado. Com uma crise financeira, recursos limitados e obras regionais urgentes, estes projectos megalomanos têm de ser equacionados, redimensionados ou mesmo riscados dos planos.

Muitos mais problemas havia para serem mencionados mas fico-me por estes (por agora pelo menos).

RSI e Rendimento mínimo no Educação SA


Antes de mais, o link para o post pode ser encontrado aqui: Educação SA

Agora o meu comentário.

Corrijam-me se tiver errado, mas não foi o governo do PSD/CSD-PP que criou o RSI substituindo o antigo RMI? A lei é deles. Os políticos que o (RSI) fizeram foram eles. Critica a eles próprios? Memória curta? Demagogia?

No entanto, concordo com o facto do post fazer referência às injustiças que o RSI cria. Pena é ter sido feito com base em populismo à la Paulo Portas como de resto ele nos tem vindo a habituar.

Citações

"There is no wealth like knowledge, no poverty like ignorance."
Ali ibn Abi-Talib


"Do not throw the arrow which will return against you."
Provérbio Curdo


"If you speak the truth, have a foot in the stirrup."
Provérbio Turco

Andreas Katsulas mais uma vez

A morte de Raul Solnado, lembrou-me que este ano esqueci-me de lembrar um outro actor do qual guardo as mais interessantes memórias. Como eu não me canso de relembrar este actor esta fantastica série que marcou certamente a sua carreira aqui fica a recordação.

O seu papel como G'Kar na série Babylon 5 é dos papeis mais humanos (embora a personagem seja um alienígena) e sem dúvida das mais humanistas que alguma vez passaram na televisão. Os valores promovidos por ela deviam ser passados, em muitos casos, para a nossa vida real.

Podem dizer que na realidade não era o actor a falar mas sim meramente a "cuspir" o que tinha escrito no guião. Se calhar terão razão os que dizem isto mas eu penso que quem tão bem representa e encarna esta personagem (e a julgar pelas actuações dele em outras) creio que, embora as palavras não sejam dele, o sentimento posto nelas é.

Deixo algumas citações marcantes e transponíveis para a realidade da personagem G'Kar, fazendo com elas um tributo também a quem as escreveu. Deixo a negrito as partes mais interessantes e marcantes a meu ver.

"I believe that when we leave a place, part of it goes with us and part of us remains. Go anywhere in the station when it is quiet, and just listen. After a while, you will hear the echoes of all our conversations, every thought and word we've exchanged. Long after we are gone, our voices will linger in these walls for as long as this place remains. "

"We are all the sum of our tears. Too little and the ground is not fertile, and nothing can grow there. Too much, the best of us is washed away."

"No dictator, no invader can hold an imprisoned population by force of arms forever. There is no greater power in the universe than the need for freedom. Against that power tyrants and dictators cannot stand. The Centauri learned that lesson once. We will teach it to them again. Though it take a thousand years, we will be free. "

"G'Quan wrote, "There is a greater darkness than the one we fight. It is the darkness of the soul that has lost its way. The war we fight is not against powers and principalities, it is against chaos and despair. Greater than the death of flesh is the death of hope, the death of dreams. Against this peril we can never surrender. The future is all around us, waiting, in moments of transition, to be born in moments of revelation. No one knows the shape of that future or where it will take us. We know only that it is always born in pain." " - A citação favorita da esposa de Andreas Katsulas.

Deixo agora também dois tributos ao actor publicados no YouTube.



Relembro este tributo já antes publicado por mim aqui.








Estudo sobre os casos de homossexuais tornarem-se heterossexuais desmentidos


Eu não queria vir aqui falar disto, especialmente agora que estou a tentar fazer uma sequência de posts sobre as eleições. No entanto, perante um post do Educação SA, que levou a uma pequena troca de comentários no ProfAvaliação (pequena porque o assunto não é para ali chamado), não pude deixar de vir aqui postar sobre o assunto.


1- Ninguém impõe nenhuma orientação sexual a ninguém! Nasce-se assim e morre-se assim. O porquê de se nascer assim é desconhecido de facto mas penso que andar por ai a tentar arranjar justificações para uns serem heteros, outros bis e outros homos, é algo surreal. Já pensaram que também não se anda a tentar descobrir porque uns gostam de doces, outros de salgados e outros de picantes.

Acerca disto deixo o seguinte link:
http://edition.cnn.com/2009/HEALTH/08/05/gay.to.straight/index.html?eref=rss_topstories

2-A complexidade do assunto é algo que é criado pelas culturas da sociedade humana, especialmente pela cultura Católica. Durante século o puritanismo Católico estropiou imensas culturas e demonizou outras. A homossexualidade da qual existiam expressões livres em todas as culturas humanas até à chegada dos evangilizadores europeus foi aniquilada em nome de um paragráfo de um texto de Levítico. Já agora convém dizer que este mesmo livro, para além de condenar a homossexualidade também defendia a escravatura.

Por estes dois motivos, não venham culpar a homossexualidade de usar a educação sexual ou outro meio qualquer para corremper aquilo que não pode ser corrompido. E seguindo as palavras de alguém mais sábio do que eu: "vivam e deixem viver".

Edit: Ramiro eu sei que tu disseste que o Reitor tinha sido irónico no post dele. Eu não entendi (e não entendo) isso é da mesma maneira.

Relatos da violência no Iraque pelos fundamentalistas contra crianças

Comentários não são necessários para isto. Vejam o vídeo. Julguem por vocês mesmos.

No comments are necessary for this. Just watch the video. Judge for yourselves.

Normose


Antes de voltar ao "O caminho para as eleições legislativas 2009" deixo aqui um texto enviado por Miguel Loureiro em comentário ao meu último post e que me pareceu tão fabuloso que decidi passa-lo para post. Obrigado pelo comentário. Está mesmo "loucamente" fantástico.

NORMOSE

Entrevista do professor Hermógenes, 86 anos, sobre uma palavra inventada por ele que me pareceu muito procedente: ele disse que o ser humano está sofrendo de normose, a doença de ser normal.

Todo mundo quer se encaixar num padrão.

Só que o padrão propagado não é exactamente fácil de alcançar. O sujeito “normal” é magro, alegre, belo, sociável, e bem-sucedido. Bebe socialmente, está de bem com a vida, não pode parecer de forma alguma que está passando por algum problema. Quem não se “normaliza”, quem não se encaixa nesses padrões, acaba adoecendo.

A angústia de não ser o que os outros esperam de nós gera bulimias, depressões, síndromes do pânico e outras manifestações de não enquadramento.
A pergunta a ser feita é: quem espera o quê de nós? Quem são esses ditadores de comportamento a quem estamos outorgando tanto poder sobre nossas vidas?

Eles não existem.
Nenhum João, Zé ou Ana bate à sua porta exigindo que você seja assim ou assado. Quem nos exige é uma colectividade abstracta que ganha “presença” através de modelos de comportamento amplamente divulgados.

Só que não existe lei que obrigue você a ser do mesmo jeito que todos seja lá quem for todos. Melhor se preocupar em ser você mesmo.

A normose não é brincadeira.

Ela estimula a inveja, a auto-depreciação e a ânsia de querer o que não se precisa. Você precisa de quantos pares de sapato? Comparecer em quantas festas por mês? Pesar quantos quilos até o verão chegar? Frequentar terapeuta para bater papo?
Não é necessário fazer curso de nada para aprender a se desapegar de exigências fictícias.
Um pouco de auto-estima basta. Pense nas pessoas que você mais admira: não são as que seguem todas as regras bovinamente, e sim, aquelas que desenvolveram personalidade própria e arcaram com os riscos de viver uma vida a seu modo.

Criaram o seu “normal” e jogaram fora a fórmula, não patentearam, não passaram adiante. O normal de cada um tem que ser original.
Não adianta querer tomar para si as ilusões e desejos dos outros. É fraude. E uma vida fraudulenta faz sofrer demais.
Eu simpatizo cada vez mais com aqueles que lutam para remover obstáculos mentais e emocionais, e a viver de forma mais íntegra, simples e sincera. Para mim são os verdadeiros normais, porque não conseguem colocar máscaras ou simular situações. Se parecem sofrer, é porque estão sofrendo. E se estão sorrindo, é porque a alma lhes é iluminada.
Por isso divulgo o alerta: a normose está doutrinando erradamente muitos homens e mulheres que poderiam, se quisessem, ser bem mais autênticos e felizes.


Questões de gestão e não só.

Venho aqui anunciar mais um link para este blogue e um que me surpreende que venha agora aparecer aqui. Estou a falar do ProfAvaliação.

No passado teci criticas duras (algumas até algo infelizes ao "dono") que acho que merecem ser agora retiradas. No triste espectáculo que se tornou um dos posts do referido (blogue) devido a alguns comentários de alguns (mais até um) utilizadores, um comentário meu naquele blogue provocou insultos vindos de um comentador assiduo de lá, que até hoje continua sem explicação. O resultado foi uma infeliz e longa troca de acusações. Ao utilizador Wedgie ,lamento, mas ainda não mudei de opinião. Aos outros, após um certo tempo de lá andar e, essencialmente depois de um post de Cristina Ribas o qual até gostava de por aqui mas não me lembro de quando foi, devo de dizer que não são as pessoas que à primeira vista deram a entender.

Como tal, os comentários ao dono e as generalizações feitas aqui neste blogue anteriormente penso que hoje estão provadas, terem sido algo exageradas. No entanto, volto a dizer que acho que o que se passou naquele dia com os insultos do referido utilizador e a conivência do dono foram de reprovar. Mas há que admitir quando as pessoas têm capacidade para mudar e foi o que aconteceu. Como tal, pareceu-me justo fazer esta retificação aqui (a qual, já agora andava para ser feita desde o dia 28 do mês passado).

Fica então o link aqui.

O caminho para as eleições legislativas 2009 - Análise preliminar


Ora bem, porque vamos ter uma série de eleições (uma já passou) inicio agora um conjunto de posts sobre este assunto. Hoje tentarei fazer uma análise do que se passou até aqui.

Começo por chamar a atenção de como o país estava há quatro anos atrás. Portugal, que já se encontrava desde há muito pelas ruas da amargura, viu-se confrontado com um governo de coligação que pouco fez realmente para resolver os problemas que grassavam (e ainda o fazem) este matagal à beira-mar plantado.

O déficit foi sendo escondido através da venda de tudo que era património do estado esquecendo que o património só se pode vender uma vez e que depois de vendido, perdido está. A saúde, nem se lhe tocou. A educação, continuou-se o que vinha a ser feito até então. A defesa, se bem que se iniciou um processo de modernização das Forças Armadas urgente e necessário, fez-se da maneira mais dispendiosa, inutil e sem resultados à vista (ficou-se pelas boas intenções e pelo papel). A actuação na cultura só pode ter sido considerada como puff. As "grandes obras" começaram por ser postas de parte (e muito bem) a bem de necessidades mais urgentes e importantes mas acabaram por constar das intenções de avançar com elas.

Com as coisas a correrem-lhe muito mal, este governo sui generis, acabou da maneira mais espantosa possivel e dentro de um estilo que fez lembrar os tempos da 1ª República. Foi demitido. Ainda dentro do espantoso foi o porquê e a maneira como o foi. O Primeiro-Ministro deixou o país que nem um exilado politico (como bom capitão que era, abandona o barco antes de este ir ao fundo) maravilhado pela aventura Europeia. Com um governo à deriva, sem ninguém que lhe pegasse, lá apareceu um pobre coitado qualquer que tentou tomar as rédeas do equidio. Uns meses depois (e tarde a meu ver) Portugal viu-se sem governo novamente pois o pobre coitado não conseguiu aguentar o bravio animal e cordialmente foi-lhe pedido que se afastasse.

Novas eleições. Novo governo. Um governo que começou cheio de energia e pujança e, creio eu, algumas boas intenções; pronto a desbravar todos os obstáculos que se atrevessem a passar-lhe pela frente. Contudo, como tem vindo a ser hábito neste maravilhoso país, o que parecia bom rapidamente teve um sabor amargo. Começou logo com a trapalhada do Novo Aeroporto e TGV. O então ministro das finanças, Luís Campos e Cunha, após ter avisado que não havia dinheiro para isso e com a insistência de José Sócrates, acabou por terminar a sua presença sem que o primeiro ano de governação tivesse acabado. Depois lá vieram mais umas quantas polémicas e trapalhadas pelo meio (Magalhães, Maddie McCann, Avaliação dos Professores, etc...) culminando com o país a ver-se a mãos com uma crise financeira e económica mundial sem estar preparado para tal e, sobretudo, sem ter visto resolvidos os seus problemas.

Perante novas eleições, o país vê-se a braços com os mesmo problemas que tinha há seis anos atrás (e alguns de bem mais atrás) e ainda no meio de uma crise económica sem fim rapido à vista. Conclusão, vamos novamente votar pelas soluções já há decadas prometidas e anunciadas.

A moral e a ética do Catolicismo


Vou deixar aqui uma noticia para lerem. De facto a moral e a ética da Igreja Católica só se fica pelo papel e é essencialmente para os outros. Quando se trata de dar o exemplo e de cumprir aquilo que prega é que o caso muda de figura. Neste caso, um banco Católico comprou acções em empresas de armamento, tabaqueiras e ainda empresas produtoras de pílulas.

Palavras para quê? Olha para aquilo que eu digo e não para aquilo que eu faço, já alguém dizia.

http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/8180739.stm

Zeca Afonso

Porque ao fazer a minha ronda por emails, blogues, etc... fiquei a saber hoje seria o dia de anos de Zeca Afonso. Enquanto estudante universitário as suas musicas fizeram obrigatoriamente parte da minha vida mas já antes, através do meu pai (incondicional fã dele), ouvia musicas dele e como tal sempre tive um apreço especial por este magnifico cantor.

Deixo então algumas musicas para o relembrar.



Letra:

Amigo
Maior que o pensamento
Por essa estrada amigo vem
Por essa estrada amigo vem
Não percas tempo que o vento
É meu amigo também
Não percas tempo que o vento
É meu amigo também


Em terras
Em todas as fronteiras
Seja benvindo quem vier por bem
Seja benvindo quem vier por bem
Se alguém houver que não queira
Trá-lo contigo também
Se alguém houver que não queira
Trá-lo contigo também

Aqueles
Aqueles que ficaram
Em toda a parte todo o mundo tem
Em toda a parte todo o mundo tem
Em sonhos me visitaram
Traz outro amigo também
Em sonhos me visitaram
Traz outro amigo também




Letra:

Dorme meu menino a estrela d'alva
Já a procurei e não a vi
Se ela não vier de madrugada
Outra que eu souber será p'ra ti

Outra que eu souber na noite escura
Sobre o teu sorriso de encantar
Ouvirás cantando nas alturas
Trovas e cantigas de embalar

Trovas e cantigas muito belas
Afina a garganta meu cantor
Quando a luz se apaga nas janelas
Perde a estrela d'alva o seu fulgor

Perde a estrela d'alva pequenina
Se outra não vier para a render
Dorme qu'inda a noite é uma menina
Deixa-a vir também adormecer