Bolonha

Caro leitor venho aqui apenas falar, muito brevemente, de um assunto o qual me tem afectado pessoalmente... Estou a falar (como de resto se podia ler no título) do aclamado Processo de Bolonha.

Pois muito bem, volvido um semestre de experiência pessoal deste processo e juntando a isto os testemunhos de vários amigos que também estão a passar pelo mesmo em várias faculdades da UP (lamento mas não tenho testemunhos de outras universidades pelo que, tudo o que se dirá aqui será respeitante à Universidade do Porto), chego à conclusão que Bolonha apenas serviu para duas coisas: facilitar a mobilidade de alunos (a qual de resto já existia e a melhoria não foi assim tão evidente, digo eu vá...) e sobretudo, isso sim, sobrecarregar os alunos de trabalhos.

Pois bem, a sobrecarga de trabalhos era esperada e, do meu ponto de vista pessoal, até bem vinda já que simula muito mais a realidade de um trabalho real. Contudo, era suposto as avaliações finais serem eliminadas ou pelo menos perderem o seu peso.

Os facto mostraram-me que, não só passaram os estudantes a terem o triplo de trabalho durante o ano, como também esse trabalho em excesso não é valorizado pois a avaliação final por um exame de 2h-3h continua a decisiva para a aprovação na grande maioria de cadeiras. Lamentavelmente fico com a ideia de que os professores do ensino superior em Portugal (e de facto no resto do mundo também) continuam a pensar que decidir a vida de um qualquer aluno numa prova de duas horas é sinonimo de ele estar ou não preparado para enfrentar o mercado de trabalho...

Acho que isto acontece (pelo menos neste matagal à beira mar plantado) devido ao facto de que os professores sofrem todos de artroses e outras doenças debilitantes que lhes impedem de trabalhar. Sim porque corrigir 100 trabalhos é muito mais penoso que corrigir 100 exames mas ninguém lhes pediu para serem professores e mesmo que tivessem pedido a escolha final da profissão é deles. Seria interessante um operário da construção civil (vulgo trolha), andar a acartar predinhas de 20 gramas em vez de andar a carregar tijolos de 5 kg. Talvez os professores devessem pensar que corrigir trabalho é parte da razão porque que pagam no final do mês.

Em suma, penso que Bolonha vai ser mais um fiasco na educação deste misero país que de facto é muito pequenino... em esforço para atingir seja que fim for (os outros que trabalhem... eu já faço que chegue né?).

Dito.

1 comment:

Eu said...

O tema é relevante, falaste bem, MAS PORQUE CARGA D'AGUA O POSTASTE DUA VEZES? será pra compensar algo???

Quanto ao tema em dó maior, penso q o problema de bolonha assim como o da maior parte da educação em portugal sofre de um problema de focagem:
Focam-se no q os alunos fazeem ou n fazem, ou até mesmo devem fazer! O que seria de louver se n se esquecessem do outro parceiro nesta simbiose: O PROFESSOR

Podes ter o melhor sistema de educação no universo, o melhor aluno do cosmos, se tiveres o pior Prof do inferno, n adianta.....