Ryanair e o seu serviço "costumer friendly"

Estava eu calmamente a ler as notícias em vários sites quando me deparei na página da cnn com uma notícia que me deixou de facto de boca aberta não pelo que despoletou a situação mas pela reacção da Ryanair.

Segundo a notícia o sítio da Ryanair tinha um pequeno bug que supostamente, seguindo uma certa sequência mostrava o custo final como 0€ embora o cliente no final acabasse sempre o pagar o custo real da viagem. Um pequeno erro que não é nada de mais e visto que para se conseguir despoletar este erro é necessário seguir uma sequência não muito comum de passos perfeitamente descartável. Jason Roe, que foi quem descobriu este bug, postou sobre o mesmo no seu blog como qualquer pessoa o faria visto até ser um bug caricato. Até aqui nada de mais que merecesse a atenção mais que de relance para a situação. Contudo no blog de Jason Roe apareceram vários comentários por parte de funcionários da empresa (Ryanair) que mais na fizeram que insultar o autor do post.

Passo a fazer algumas citações com as partes interessantes a negrito:

1ª:

Ryanair Staff #1 Says:
jason!
you’re an idiot and a liar!! fact is!
you’ve opened one session then another and requested a page meant for a different session, you are so stupid you dont even know how you did it! you dont get a free flight, there is no dynamic data to render which is prob why you got 0.00. what self respecting developer uses a crappy CMS such as word press anyway AND puts they’re mobile ph number online, i suppose even a prank call is better than nothing on a lonely sat evening!!

2ª:

Ryanair Staff #2 Says:

Hehe - I found a bug that lets me show anything I want on your site.

All I have to do is put something along the lines of javascript:void(document.write(’hehe’)) into the address bar, and I can do whatever I want with your site ( or indeed any other site ).

I’m not sure what you think you’ve achieved here - that wouldn’t have gotten you through to the back end. You wouldn’t even have been able to enter passenger information.

You must never have seen a decent exploit, if you think this is something worth bragging about.

There is another exploit you could try - wait until we’re running a promotion when we give away a million odd seats for free anyway.

3ª:

Ryanair staff #3 Says:

@Jason
Many of ordinary computer users/customers did find a way to report to us directly…
I am not entitled to deal with public nor have time…
It’s not about me, it’s about you…

It’s not a threat, its advice for you to present yourself better… but of course you think of threat straightaway, because that fits you better.

About page - this was advice again, think about it…

@Lar Veale
Happy flying…

@Niall
Defensive aggression of Ryanair stuff is less than offensive aggression of customers and each stuff member gains this gradually.
Offensive aggression of customers depends on customer’s ignorance, Ryanair restrictions, Ryanair policy, strictness and low prices as lower the prices are more people are traveling with bigger intellectual diversity.

Fim de citações pois havia mais para citar mas não vale a pena continuar a gastar espaço no meu blog com estas palhaçadas. Basta o leitor ir ao sítio indicado para ver em todo o seu esplendor a conversa de alto nível que por ali se passou.

Voltando ao assunto... Ora bem, o que começou por um mero post sobre um estúpido e insignificante erro da parte de quem fez o código do sítio da empresa acabou em insultos ao desbarato por parte da trabalhadores que, pelos vistos, se sentiram ofendidos por uma coisa tão insignificante.

Mesmo para quem não sabe uma única palavra em Inglês a palavra "idiot" logo no início salta a vista de qualquer um. Interessante também está a resposta dada na última citação por mim postada. Basicamente os senhores da Ryanair acham-se no direito de insultar os seus clientes apenas baseando-se apenas na ignorância dos mesmo. Traduzindo: se um cliente mostrar ser ignorante sobre o serviço da Ryanair ou qualquer outra coisa então a solução e a maneira de tratar o cliente passa por o insultar. Também muito interessante está a brilhante conclusão do mesmo trabalhador em que, pela Ryanair oferecer bilhetes a preços mais baratos, os seus clientes terão de ser necessáriamente mais burros!

Como se isto não bastasse, e penso que isto é a cereja em cima do bolo, o porta-voz da empresa disse e cito: "It is Ryanair policy not to waste time and energy in corresponding with idiot bloggers and Ryanair can confirm that it won't be happening again. Lunatic bloggers can have the blog sphere all to themselves as our people are far too busy driving down the cost of air travel." (Tradução: "É politica da Ryanair não perder tempo e energia correspondendo-se com bloguistas idiotas e a Ryanair pode confirmar que isso não acontecerá novamente. Os bloguistas lunáticos podem ficar com a esfera dos blogs toda para eles visto que a nossa gente está demasiado ocupada fazendo baixar os preços das viagens aéreas.")

Ou seja, é política oficial da empresa insultar os clientes e tratá-los como dejectos fecais se se atreverem a criticar a empresa por coisas verdadeiramente críticaveis como um erro no seu sistema de compra de bilhetes.

Fica o aviso, se vai viajar com a Ryanair, pense duas vezes! Ainda se arrisca a levar com uma estalada da hospedeira caso diga que o café está demasiado quente ou frio... Sem dúvida alguma que a companhia aérea ganhará muitos fãs ao longo da sua vida com este simpático tratamento dos clientes.

Notícia na cnn: http://edition.cnn.com/2009/TRAVEL/02/25/ryanair.blog/index.html
Blog de Jason Roe: http://www.jason-roe.com/blog/free-ryanair-free-flight-bug/

No comments: