Copyright e mais Copyright


Caros leitores, venho hoje aqui falar resumidamente de uma coisa que tanta gente apoquenta hoje em dia: a violação dos direitos de autor também conhecida como pirataria.

Por principio, quem faz algo deve ter o direito a receber pelo seu trabalho. Pensem assim: quando chegam ao fim do mês gostam de receber os vossos vencimentos pelo trabalho realizado até então não é? Um autor, seja ele de livros, pinturas, filmes, etc etc... também gosta de ver o seu trabalho recompensado no final do mês. Sejamos honestos, trabalhar para outros mamarem acho que ninguém gosta.

Agora a questão é quem é que recebe verdadeiramente benefícios do trabalho dos autores? Serão eles? Penso que não. Aliás tenho a certeza que os grandes beneficiários do trabalho dos autores não são eles mas sim as editoras. Certo que são elas que também arriscam ao lançarem uma determinada obra mas sejamos sérios. Por exemplo, um DVD de um filme custa entre 15-20 euros penso em média. Os custos da matéria prima é para aí 1-2 euros por DVD. Pergunto-me para onde vai o resto do dinheiro?

Mas pronto, vou assumir que os preços dos DVDs, CDs ou seja o que for até é justo. Combata-se então as redes de pirataria online baseadas em peer-to-peer por exemplo. Pergunto contudo se é preciso passar ao radicalismo, imbecilidade e verdadeira censura que se passa no YouTube? Penso que a palhaçada que por ali anda é ridícula e, a meu ver, para além de perseguir as pessoas erradas é exemplo da ditadura do capitalismo liberal e monopolizador. Persigam os piratas mas deixem o YouTube em paz! Ninguém vai usar o YouTube como instrumento pirata! Para além disso, quem fala tanto da defesa dos direitos de autor esquece-se que ao forçar a censura que por ali agora anda está a atacar a liberdade de expressão de muitos. Ninguém põe vídeos no referido site para fazer dinheiro, tirando, curiosamente as editoras.

Repito às editoras: combatam a pirataria mas deixem as pessoas respirar. Se forem inteligentes ainda conseguem fazer dinheiro com isso. Quantos CD's de musica não foram já vendidos porque alguém fez um vídeo e o colocou online no YouTube e deu a conhecer uma musica. Publicidade grátis! Sejam inteligentes em vez de gananciosos. Já agora, caso não tenham reparado, desde que baixaram os preços dos filmes em DVD passou-se a vender mais originais e a pirataria diminuiu. Pensem também nisso. Se tornarem os preços mais acessíveis a todos as únicas pessoas que vão usar meios ilegais serão aqueles iguais a vós: os gananciosos.

Ganhar dinheiro é legitimo. Querer ser rico é legitimo. Ganancia não é.

1 comment:

Anonymous said...

k mau feitio! lol lol

eskeceste-te de acrescentar, que por exemplo em Portugal, se pagares uma licença de meia dúzia de euros ao município também podes criar um espectáculo com o trabalho dos outros...

Concordo com o k dizes do Youtube, e as editoras deveriam pensar melhor no assunto, porque até estas usam o youtube gratuitamente para os seus negócios milionários