Aeroportos e mais aeroportos

 Imagem retirada daqui

A nossa capital e os seus dirigentes andaram e andam preocupados em construir um novo aeroporto em Lisboa porque o que têm, pelos vistos, não chega. Está a ficar sobre-lotado e ainda comporta riscos de segurança por, neste momento, estar no meio da cidade.

Pois bem, se falamos assim então sugiro que se construa também um novo para o Porto, Norte de Portugal e Galiza. É que o do porto, segundo constantes notícias como esta do JN também está a ficar sobre-lotado apesar de ter sido recentemente alvo de intensas obras para modernizar e expandir o complexo aeroportuário. Já agora, o mesmo também se encontra dentro dos limites da cidade com os aviões a terem de sobrevoar áreas densamente urbanizadas. A acrescentar a isto, ainda se juntam as previsões de maior crescimento. Segundo o JN, mesmo em tempo de recessão, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, registou um aumento de 17% de tráfego, aproximando-se agora da sua capacidade máxima.

Seria interessante agora comprar os mesmos valores para o de Lisboa. É que, para já, os dados indicam que, segundo os critérios dos governantes, o Porto também precisa de um novo aeroporto. Resta saber se os dados do Aeroporto da Portela são idênticos. Se o são então o país estará a precisar de dois novos aeroportos.

Obviamente que isto nunca iria acontecer, especialmente neste momento de crise. O que importa e resta perguntar é o porquê de os critérios para investimentos em Lisboa não valerem para o resto do país quando estes se verificam de igual modo...

2 comments:

Miguel Loureiro said...

Elenáro
Talvez os números (sempre eles) digam que o aeroporto Sá Carneiro está nos limites, mas quem lá vai de vez em quando, não vê essa sobrelotação.
Em alternativa à tua ideia, talvez aliviasse o aeroporto de Lisboa, se os lisboetas fizessem escala cá no Norte, que é o que fazem com muitos dos voos daqui.
E poupavam tempo em gastar dinheiro.
Bom feriado

Anabela Magalhães said...

Tás tolo! O Porto que se lixe! :(