As inverdades do passado



Governo aprovou "choque reformista" na Administração Local - JN


Aqui há uns anos, por altura do referendo à regionalização, ouvi o PSD falar na questão da tradição municipalista do país. Diziam eles, que Portugal não tinha tradições de "regiões" mas sim de municipios. Como eu sempre dito, tal argumento só poderia convencer ignorantes estúpidos. Não bastava ser ignorante ou ser estúpido para acreditar em semelhante mentira e aldrabice feita com o intuito de atirar areia para os olhos das pessoas e evitar que se fizesse uma reforma que potenciaria o desenvolvimento regional contra os interesses de Lisboa. Para acreditar neste argumento, era preciso mesmo ser as duas coisas, ignorante e estúpido.
Hoje, com esta noticia, vemos bem o calibre dos nossos políticos que mentem e aldrabam as verdades históricas e actuais conforme lhes é conveniente. Um país que tem uma tradição de municipios, penso eu, teria dificuldade em aceitar uma medida que viesse cortar o número deles. Era contra-natura quase. Mais ainda seria e é ver um partido político tomar estas medidas depois de ter assinado um documento que vai contra aquilo que tão veemente defendeu no passado.
Esta notícia, por ela própria, dá a possibilidade de termos mais uma prova de várias coisas. Uma é que os nossos políticos são uns aldrabões ignorantes. A segunda é que o constatar o facto da regionalização não ter avançado por razões de interesse político de Lisboa. A terceira é que o povo é perfeitamente estúpido porque vai sempre na cantiga destes senhores. Aliás, tanto vai que continua a votar nas mesmas criaturas, mesmo depois de estas já terem sido apanhadas em negociatas estranhas e negócios obscuros, já para não dizer em corrupção mesmo. Repare-se que temos um Presidente da República que se encontra metido até ao nariz em escândalos e negócios estranhos desde o tempo em que era Primeiro-Ministro. Temos um Ministro dos Negócios Estrangeiros que, enquanto Ministro da Defesa, negociou compras de armamento as quais hoje são escrutinadas pela justiça.
Conclusão, os portugueses estão a ter o que merecem. Para a próxima aprendam a pensar por si próprios com seriedade e aprendam a distinguir entre emoção e razão. Votar com ódio geralmente dá barraca. Aliás, foi assim que Hitler chegou ao poder. Pena que a memória seja curta.

2 comments:

Anabela Magalhães said...

Ok, já começaste... eheheh...

Elenáro said...

Mesmo, Anabela... Isto não se pode perder tempo. ;)

Bjnhs!