A culpa é sempre do vizinho...





Parece-me ilógico, insensato e, até mesmo, irresponsável dizer semelhante coisa até porque não nos podemos esquecer dos maus professores. Não adiante negar esta evidência. Eles existem. Eles andam aí a dar aulas a fingir que sabem. Professores, do público ou privado, há que teriam mais vocação para padeiro ou merceeiro do que para transmitir conhecimentos, seja a quem for.

Negar isto, é negar a realidade e, consequentemente, andar sempre a tratar de não-problemas e falhar em resolver os verdadeiros problemas do Ensino em Portugal.

Quero dizer com isto que a culpa é inteiramente dos maus professores que por aí andam a conspurcar a profissão e mentes de alunos? Não! Obviamente que não e quem ousar tal dizer das minhas palavras acusarei de má-fé, falta de seriedade e, se calhar, ainda acusarei de se ter sentido atingido pessoalmente.

Escusar-se-á também de tentar inferir que estou a querer dizer que a maioria dos Professores é notoriamente incompetente. É mesmo escusado até porque recuso essa ideia por completa. Que há maus professores, há. Que eles são mais do que é aceitável ou tolerável? Sim, isso também se pode dizer que digo. Se digo que são todos ou que estes são a maioria? Não!

Este problema de docentes inaptos a leccionarem é um dos problemas do Ensino. É um problema grave que importa resolver, tal como importa resolver os "outros". Negar este é mentir, antes de mais, a nós mesmos. É negar a realidade ou desconhecer por completo o que se passa para além do seu jardim.

Os problemas só se resolvem quando encararmos a realidade. Quando formos honestos, em primeiro lugar, connosco.

Mais acrescento: a frase acima transcrita, quer dizer (inadvertidamente, quero eu pensar) que os alunos são, por defeito, mal comportados e preguiçosos. Também os há, é certo. Contudo, implicar que são todos ou a maioria é, no mínimo, intelectualmente desonesto, isto para não dizer mesmo insultuoso.

Num momento em que tudo e todos mentem descaradamente, importa que se evite ao máximo este género de demagogias. A honestidade e a capacidade para encarar a realidade são, cada vez mais, cruciais para o sair de toda esta merda em que nos metemos e nos meteram.


6 comments:

Anabela Magalhães said...

O texto não é meu, Elenáro. E se concordo, genericamente com ele, para mim a explicação do insucesso dos alunos está para além dele. Porque é múltipla e muitas vezes desenha-se desde o nascimento. Maus tratos, contexto familiar disfuncional, desfavorecimento económico e cultural, maus professores... e também culpas dos próprios alunos porque, sem dúvida, a indisciplina dentro da sala de aula condiciona negativamente as aprendizagens dos próprios e dos outros.
beijocas

Anabela Magalhães said...

Imediatamente antes da frase que transcreveste diz-se isto:
"Esta parábola antiga evidencia aquilo que é fundamental para que a aprendizagem aconteça: um lado a ensinar e outro a aprender. Quem não quiser, ou não tiver condições à partida para fazer uma determinada aprendizagem, não a fará. E nesse caso não se podem apontar culpas a quem ensina. Ora, este é o grande drama do ensino na atualidade. Os alunos não são burros, mas se a sua atitude não for a adequada face à aprendizagem, também não aprenderão, e isso não quer dizer que o professor não esteja a cumprir o seu papel. Por vezes ouve-se de alguns alunos e de alguns pais (e não só) que os professores não ensinam. Seria importante que tivessem esta parábola em mente."

Anonymous said...

As crianças ou adolescentes só se portam mal, porque não há gente competente e que saiba tomar conta delas. Como em tudo na vida, quem se sabe dar ao respeito é respeitado. Agora os professores que deixem de ser uns parôlos armados em betinhos com a puta da mania que são a 'nata' da sociedade do conhecimento.

E aproveito um abraço grande meu amigo :)

Elenáro said...

Anabela,

Eu pus o link para o blogue original. :) Simplesmente disse que o vi através do teu blogue. ;)

E eu concordo 100% com o que dizes mas acho que o post não diz isso. Acho que o post quer truncar a realidade. Pode ter sido algo inadvertido. Mas que o trunca, trunca. ;)

Beijokas!

Elenáro said...

Vitor

Vá não sejas mauzinho! :P

Depois dizes que ninguém te curte e que tens de ir embora do país! XD

Com um mau feitiozinho desses! :p

Um grande abraço de terras lusas! XD

Em Janeiro já pomos a conversa em dia! ;)

Anonymous said...

Meu querido amigo, quem quiser a continuar a viver no mundo como se a realidade não existisse, temos pena se eu sou realista. Sabes que eu digo e vivo o que penso, e não sou de ideias feitas, porque Deus deu-me um cérebro.
Tu sabes que o comentário não é direccionado a Ti nem para Ti, mas a um conjunto de gente insolente.
E se alguém tem dúvidas do que digo, perguntem aos vossos avós se o que eu escrevo não é a mais pura da realidade: só é respeitado quem se sabe dar ao respeito.

Abraço forte my dear friend, I have a lot of 'Saudade'.