Divulgação - The Life Bracelet

Serve este post para fazer divulgação de um projecto que poderá salvar, no futuro, vidas humanas. Melhor do que eu para explicar o que é este projecto, esta pulseira, nada como perguntar directamente ao seu criador. Dessa forma, segue-se uma pequena entrevista onde é explicado o que será a pulseira, como será usada e como poderemos todos participar nela.


Segue-se então as perguntas, respostas que coloquei ao fundador deste projecto.


1- O que é essa pulseira?

The Life Bracelet é um projecto aberto para criar uma pulseira electrónica para monitorizar sinais vitais do utilizador. O aspecto será pouco diferente de um normal relógio de pulso, talvez levemente maior, e irá estar atenta à pulsação e, se possível, aos níveis de oxigénio no sangue. O objectivo é controlar o estado de saúde de indivíduos em locais como recintos desportivos, hospitais, parques de diversão e lares de terceira idade. Os dados recolhidos são enviados para um sistema central onde são analisados em tempo real. Se a pulseira detectar alguma anormalidade, faz disparar imediatamente um alarme de emergência.

2- Como surgiu a ideia?

A ideia surgiu em consequência do falecimento do Irmão do criador do projecto. O rapaz, de 25 anos e com uma saúde de ferro, foi encontrado já sem vida no fundo de uma piscina pública que, contrariamente ao exigido, não estava, no momento, a ser vigiada. Um dispositivo como este poderia ter-lhe salvo a vida, tivera havido um aviso atempado da anormalidade nos seus sinais vitais. Isto teria permitido que o pessoal do recinto tivesse actuado atempadamente.

3- Qual é o seu objectivo?

Salvar vidas. O objectivo da pulseira é usar tecnologia para avisar mais atempadamente o pessoal de serviço nestes recintos e o pessoal de emergência. A pulseira irá emitir, por ela própria diferentes tipos de alarmes, sonoros e visuais, que variam de acordo com o tipo de situação (falha de sinais vitais, remoção não autorizada da pulseira, saída de zona protegida, avaria de sensores, bateria fraca). Este tipo de pulseira permite não só controlar os sinais vitais em ginásios e piscinas, mas também ser usada para ajudar a encontrar crianças perdidas em parques de diversões ou shoppings, dar maior mobilidade a pacientes em hospitais e lares de terceira idade. Claro que também se põem questões relativamente à protecção de dados. Mas o objectivo é detectar problemas, não controlar as pessoas. A intenção não é trazer George Orwell à cena, mas sim, em certas zonas especiais limitadas designadas de risco, manter uma vigilância mais adequada, eficaz e pouco dispendiosa.

4- O que é necessário fazer para participar?

Há várias formas de ajudar. Divulgando o projecto é a primeira. Outras são através de donativos. O projecto tem uma conta de Paypal para donativos que podem ser de qualquer valor e até um simples euro faz a diferença. Todos os donativos não anónimos irão receber menção de agradecimento no site do projecto.

Uma outra forma de ajudar é através da aquisição do livro lançado pela organização que promove o projecto, pois todo o lucro do livro é usado para financiamento dos projectos de investigação.

E pessoas com o conhecimento apropriado podem também oferecer sugestões e, dentro de dias, tornar-se sócias e parte da equipa, ajudando no desenvolvimento do equipamento e do software.

Poderão consultar o site do projecto aqui.

No comments: