Adenda ao último post

Porque me foi referido que eu não tinha comentado uma parte do post do Ventanias em nortadas aqui fica então o comentário que será curto ao contrário do anterior.

O paragrafo é então o seguinte:

"Esta diferença, entre a adopção por um homossexual e por um casal de homossexuais, é, quanto a mim, a principal razão porque qualquer legitimação/legalização da união de dois homossexuais deve ser diferente, ainda que inspirada, do casamento. No limite, aceito até que o outro membro do casal homossexual adquira, pela convivência, pela relação construída, e pela passagem do tempo, direitos de sucessão ou partilha da adopção do seu/sua companheiro/a. Mas não aceito que essa adopção possa ser conjunta."

Ora acho que de facto este é o paragrafo mais ridículo de todo o texto. Então um homossexual pode adoptar mas um homossexual com o seu parceiro já não pode? Mas que insano raciocínio é este? Para além do facto que o fim não vai com o principio. Vejamos: aceita que com o passar do tempo o membro "não adoptante" do par homossexual possa ser considerado "tutor/guardião" da criança mas não pode sê-lo no momento da adopção. Se alguém me conseguir explicar este nó de raciocínio eu agradecia. É que fazer desta questão uma questão de tempo é no mínimo demagógica.

Então por ordem de ideias também um casal heterossexual não poderia adoptar e seria preciso passar tempo para que o conjugue "não adoptante" fosse considerado também "tutor/guardião".

Basicamente o que o cavalheiro Ventanias disse foi que um homossexual pode adoptar mas dois é demais. Não percebo a lógica e só alguém que não pensa no que diz ou sofre de total homofobia de espírito e mente e que tenta disfarçar é que pode dizer semelhante tal coisa. Talvez seja apenas uma maneira simpática de reconhecer que contra uma pessoa sozinha seja hetero ou homossexual não há maneira de lhe impedir a adopção sem esbarrar nos artigos 13 da constituição e 240 do código penal. Você pode adoptar (mas não diga que é gay/lésbica que fica mal para as estatísticas que tentam justificar a posição da igreja) mas não pode estar a viver com outra pessoa do mesmo sexo, ou melhor pode, desde que não vá para cama com ela.

Claramente alguém precisa de pensar melhor no que diz.

No comments: