Aventura do dia no IEFP

Venho aqui relatar apenas uma pequena aventura que hoje me aconteceu.

Faz hoje uma semana (mais ou menos) que recebi uma carta do IEFP a dizer para me apresentar hoje lá. Simpaticamente foi-me dito que "não ir" não era opção. Embora achando que a minha visita lá iria ser uma perda de tempo acabei por acarretar com os "avisos" e lá fui na esperança de que aquilo seria algo de interessante.

Quando lá cheguei, e visto que já uns minutos atrasado, apressei-me a aproximar-me do segurança e perguntar onde raio teria eu de ir. No entanto, uma senhora preta (a referencia a cor da pele é necessária para o que vem já a seguir não se tratando de um comentário racista), chegou antes de mim e mostrou ao dito segurança uma carta. Numa de pura cusquice para ver se aquilo até era a mesma coisa que eu tinha na mão, cheguei-me mais perto de ambos para poder ouvir a conversa. De facto a senhora estava lá para o mesmo que eu. Contudo devo de referir a maneira com que o segurança se dirigiu à senhora.

Segurança: "Ai! 'tá muito atrasada! Tanto tempo! (note-se que a carta dizia para uma pessoa se apresentar no centro às 14h30 e eram perto de 14h40 quando o segurança fala) Já viu que horas são? (aponta para o relógio) Vá! Suba para ver se ainda vai a tempo!"

Achando aquilo surreal por serem só 10m de atraso apressei-me a "espetar" com a carta na mão do segurança e dizer: "Acho que estou aqui para o mesmo"

O segurança olha para a carta, acena com a cabeça, olha para mim e diz: "1º andar por favor."

Eu fiquei 2 segundos a olhar para ele porque estava à espera de receber uma reprimenda por me ter atrasado também mas aparentemente para o cavalheiro a cor da pele deve contar para alguma coisa. Mas adiante.

Lá subo eu ao 1º andar com relativa pressa quando me deparo a meio da escada com um magote de gente. "Ena tanta gente. Os serviços aqui em cima devem estar atrasados" pensei eu. No entanto, após me ter encostado a uma parede para esperar que alguém me chamasse reparei que estava lá tudo para o mesmo. Volvidos uns 15m (o atrasado do segurança de facto deve só ter importância para gente de pele mais escura que a minha) lá fomos chamados para uma reunião "informativa".

Lá, e resumindo foi-me dito que:

1) Empregos para licenciados era difícil.
2) Formação para licenciados não havia com excepção de línguas e informática (algo que para quem me conhecer e saiba a minha formação rapidamente percebe que se calhar ia era eu dar-lhes formação a eles).
3) Que de 15 em 15 dias teria que ir lá fazer já não sei bem o quê.
4) Que uma vez por mês teria de provar que estava "activamente" à procura de emprego por minha conta própria.

Conclusão, o centro de emprego a mim oferecia-me burocracia e nada mais. Ora visto que eu não estou a receber nenhum subsidio nem de desemprego nem seja do que for, e visto que eles não me davam mais nada a não ser trabalho e papelada para as mãos, quando no final a simpática senhora decidiu perguntar se havia dúvidas eu, com o mau feitio ligado ao máximo, só tinha uma coisa na minha mente...

"Sim! Onde é que eu me desinscrevo?"

Moral da história... se são licenciados e não estão a receber fundo de desemprego ou qualquer coisa do género não se preocupem em ir ao vosso centro de emprego... Mais vale procurarem vocês que é mais facil e têm menos trabalho.

3 comments:

JBGrenouille said...

Agora tornaste-te finalmente num Homem!
Passaste pelo crivo e pela experiência do Funcionalismo Público.
Parabéns!

Elenáro said...

LOL

Eu said...

Devias ter perguntado pelo leite....