Três milhões de famílias isentas do pagamento de sobretaxa - JN



Três milhões de famílias isentas do pagamento de sobretaxa - JN

Estas noticias dão-me a volta à cabeça. Segundo o último censos, em 2011, Portugal tinha 4.079.577 milhões de famílias. Bem três milhões não pagam... Então resta pouco mais de um milhão a pagar. Ora bem... Então digam-me quem é que vai pagar? Não vão ser as famílias a viver do RSI. Também não vão ser os desempregados. Em suma serão aqueles que trabalham e já pagam as suas obrigações ao Estado. Pior ainda. Este imposto é perverso o suficiente porque vai incluir uma grande parte dos funcionários públicos que, sendo muitos ou poucos, a mais ou a menos, irão levar mais um "corte" salarial.

Gosto também da maneira de ler os números pela parte do ministro. Diz então o senhor que, resultante deste imposto, 22% pagarão menos de 50 euros e 50% menos de 150 euros. Proponho que se leiam ao contrário os números. 78% pagarão mais de 50 euros e 50% mais de 150 euros. Já não fica tão bonito, pois não?

No meio disto tudo, o Senhor Ministro, Governo, deputados e afins não falam em reduzir naquilo que deve ser reduzido e que leva a um verdadeiro emagrecimento do Estado.

Gostava de ver o Passos Coelho, Paulo Portas e companhia Lda dos seus partidos e não só, bem como das associações dos patronatos e amigos falarem em reduzir os gastos da Assembleia da República. Reduzir o investimento público não produtivo. Reduzir os subsídios às empresas. Acabar com as PPP. Suspender a construção de novas auto-estradas e tudo o mais que dê despesa e não tenha um impacto na economia minimamente aceitável.

Gostava de ouvir uma proposta concreta e séria sobre como reduzir em x% o número de deputados. Restringir os assessores dos mesmos a uma ou duas pessoas. Obrigar os deputados a estarem presentes nos debates e votações. Obrigar os deputados a terem de apresentar publicamente resultados do seu trabalho na AR (isto é, justificar para que lhes pagamos os salários). Acabar com as mordomias de motoristas, carros, casas, subsídios e tudo o mais (olhe-se para o exemplo da Suécia). Em 2010, só a Assembleia da República gastou 191,4 milhões de euros. Dividindo pelo número de deputados, cada deputado custou a módica quantia de 820 mil euros. Considerando que muitos ainda exercem outras profissões em paralelo, os gastos com cada um deles é uma autêntica orgia. Aliás, olhando para o custo beneficio do que se gasta da AR, verifica-se que os gastos são perfeitamente absurdos. Até porque há deputados que ninguém sabe quem são nem o que lá fazem.

Sem me alongar mais e em jeito de conclusão, tudo se transforma mas nada muda. Mas pronto, a ver vamos se chegamos a algum lado ou se, daqui a uns meses, vamos estar a crucificar estes coitados por não terem feito o que deviam e a pedir para os substituir por Seguro, Assis ou outro qualquer que vá para lá fazer o mesmo.

2 comments:

Anabela Magalhães said...

Para bem de nós todos, será bom que eles comecem a dar o exemplo e emagreçam o Estado onde ele precisa de emagrecer - na banha de porco mesmo!

Elenáro said...

Ora nem mais, Anabela!