Avaliação de desempenho de Professores


Porque acho que este assunto é importante e, sobretudo, porque subscrevo a opinião de José Cerca quanto à necessidade de se proporem modelos alternativos à actual ADD. Não basta criticar e pedir a suspensão do actual modelo. Convém saber o que se quer para o seu lugar.

José Cerca é editor do blogue Do Meu Mirante.

Fica então o comentário.

"O que os professores exigem é a suspensão imediata do actual modelo."

Sinceramente, já começo a ficar cansado com esta cassete, sem que se apresentem alternativas válidas,consistentes e coerentes a esta suspensão.

Mas o que é mais grave é que, perante esta exigência, (sobre a qual neste momento, me abstenho de adicionar qualquer adjectivo)a mensagem que passa na opinião pública é que "os professores exigem é a suspensão imediata de toda e qualquer avaliação".

E isso é mau para toda uma classe docente, sobre a qual recai uma difícil e exigente tarefa da qual depende o futuro cultural e formativo dos cidadãos de qualquer País. Só por isso deveria haver mais respeito e compreensão não só por parte da sociedade civil, mas também da tutela de quem ela depende.

Parece-me, por outro lado que a intransigência, quer de parte de certas forças sindicais, quer por parte de alguns movimentos de professores, surgidos e alimentados na blogosfera, terão contribuído para se criar uma imagem não muito favorável a esta classe na qual me incluo com muito orgulho.

José Cerca

No comments: