A propósito dum post d'O Jumento

Embora não seja da opinião de mandar o senhor João Jardim ao sítio que O Jumento o manda, percebo bem a frustração do mesmo quanto à pessoa que o Presidente da Região Autónoma da Madeira demonstra ser.

Eu estou farto de dizer que a Madeira já devia ser independente há muito. Sempre que o Alberto João Jardim diz que quer ser independente e ameaça com essa fantástica bandeira, eu já lha tinha dado há muito. Penso que nem era preciso referendo. Creio que toda a gente do continente aceitaria de bom grado a independência da região, quanto mais não seja para nos vermos livres do seu presidente.

Agora o que eu duvido é que o senhor presidente da região queira mesmo a independência... tenho a certeza até que se lha oferecessem de bandeja ele seria o primeiro a dizer que não a queria. Viria logo com o seu também célebre discurso que somos todos parte da mesma República. Pois sim, tal e coisa, coisa e tal. O que ele não diria é que, se fosse independente, não teria dinheiro para pagar a divida externa que a Madeira tem. Por muitas receitas que a Madeira gere, o dinheiro que o Alberto João Jardim esbanja consegue sempre ser superior...

Também gostava de saber o que é que faz dos 250 mil habitantes da Madeira mais do que o 1.5 milhões da área metropolitana do Porto ou que os 426 mil do Algarve (só para dar dois exemplos)? É só por terem um líder que tudo e todos insulta? Se for por isso digam que acho que todas as regiões do país, continentais e insulares, tratam de eleger já um do género!

No comments: