Eleições Europeias 2009 - Portugal

Porque é ano de eleições e as primeiras são as europeias, venho aqui deixar umas divagações apenas, até porque o calor infernal que por aqui se instalou afugentou a minha musa inspiradora para a praia mais próxima.

Começo por dizer que posso estar enganado mas alguém já viu o plano politico dos nossos candidatos a eurodeputados? É que eu, pelo que vejo pelos cartazes vejo muita coisa mas sobre politica nacional. Europa, só umas lições de história e geográficas. Vejamos alguns.

PS

Ora bem, mas afinal o que é que o passado tem a haver com estas eleições? Agradeço o interesse do PS em proporcionar aos eleitores umas aulas gratuitas de história mas e as propostas para estas eleições não? Já agora agradeço também a noção geográfica do partido. "Nós, Europeus"... Bem, de facto, todo o cuidado é pouco numas eleições europeias em Portugal. Sim porque no estado que esta país está o eleitor mais desatento ainda pode pensar que nestas eleições europeias nós somos "Nós, Africanos" (visto que o país está em tão boa situação como Marrocos).

PSD

Mas então afinal quem é o candidato às europeias do PSD? É a Manuela Ferreira Leite ou é o Paulo Rangel?

Assina-se o quê? É que não vejo em lado nenhum as suas propostas. Nem no próprio site do PSD há vislumbre algum do que é que exactamente os eleitores devem de assinar... Fica a dúvida.

CDS-PP

Não andamos a brincar aos políticos... Bem, quem diria, visto que o CDS teve há 4 anos no governo e pouco fez vindo depois para a oposição exigir que outros façam o que eles não fizeram. Mas incongruências de lado, analisemos o slogan: "Soluções sérias para Portugal.". Primeiro, e só por uma questão de mau feitio, então as soluções para Portugal são menos importantes que dizer aos Portugueses que "não andam a brincar aos políticos"? Parece-me deveras interessante esta escolha para letras pequenas da parte mais importante do cartaz. Depois, volto a questionar, então não são eleições europeias? Não deveriam ser "soluções para a Europa"?

Gostaria de ter posto o da CDU, mas infelizmente não o encontrei (ainda).

1 comment:

Anonymous said...

ainda bem que não escreveste da CDU, nem te atrevas a dizer mal da Ilda Figueiredo...

Foi a única que ouvi a dizer coisas concretas na realidade nacional e Europeia, o interesse por quem trabalha. Uma eurodeputada que renunciou ao valor de ordenado de eurodeputada apenas pelo valor de deputada nacional ( metade do valor) entre muitas outras coisas

Infelizmente as pessoas gostam de aplaudir quem as rouba e goza à descarada