Futebol - O ópio dos Portugueses


Ontem estava eu a ver um noticiário qualquer (não me lembro de que canal era ao certo mas penso que era o da SIC) quando vejo uma peça que tinha como abertura qualquer coisa do género "Os pais estão cada vez mais a apostar no ensino do futebol às crianças" (se não era isto exactamente a ideia era esta).

Ora bem, o ensino do futebol às criancinhas é muito bonito mas talvez fosse melhor os paizinhos caírem na realidade de que o futebol não vais ser o futuro para mais de 90% dos seus filhinhos. Talvez em vez de incentivarem o desenvolvimento da inteligência dos pés talvez fosse melhor incentivarem algo que lhes servirá para toda a vida como um curso técnico seguido de um curso superior.

Um dos pais visados na reportagem mostrava o pai num qualquer jardim a perder imenso tempo com os filhos a ensiná-los a jogar futebol, até exigia que os filhos gémeos o tratassem por "Mister". Oh meu amigo, passar tempo com o seus rebentos é de louvar mas por favor não use os seus filhos para realizar os seus desejos futebolísticos! Eles são seus filhos não seus empregados nem jogadores!

Por isto deixo o recado: preocupem-se com a realidade e não com um sonho com mais probabilidade de não ser realizado do que o ser. Talvez seja altura de todos começarem a ensinar aos filhos o Português, Matemática, Física e Química e outras coisas que tal em vez de andarem a perpetuar o ópio deste matagal à beira mar plantado.

No comments: