Resposta ao blogue ProfAvaliação

O seguinte post é uma resposta ao post do ProfAvaliação publicado no mesmo.

O link para o referido post encontra-se aqui.

"Caríssimo bloguista, após ter lido o seu post, não pude deixar de tecer alguns comentários e considerações.

Primeiro, caso ainda não soubesse a sua profissão ao entrar no blogue, facilmente chegaria a conclusão de qual seria a sua profissão.

Apesar de algumas das suas sugestões serem boas de uma maneira geral digo-lhe já que seria bom pensar em duas coisas:

1- Quando se acusam os pais de serem os maus da fita, bem certamente que muitos dos senhores professores também são pais logo estão a atirar culpas a vocês mesmos. Se os "filhos" estão como estão é por culpa vossa também já que muitos de vós são pais. Pensem antes de falarem caríssimos!

2- Deixe-se mas é de corporativismos baratos que só vos são contraproducentes. Se um colega vosso faz asneira deve pagar por isso. A vida é assim, os erros pagam-se e só professores do ensino público (vulgo funcionários públicos) é que podem crer no contrário. Se tiver que deitar abaixo um colega vosso por ter feito asneira frente a um grupo de pais então façam-no! Não perpetuem é a incompetência e sobretudo não venham com a cobardia de eu hoje guardo-lhe as costas que é para amanha quando eu fizer asneiras ter as costas guardadas também. Isto sim é muito pouco profissional e totalmente desonesto. Preocupem-se em não falhar e não em prepararem-se para quando falharem.

Para quem me parece ter já uns anos de ensino nas costas parece-me que os senhores ainda precisam de crescer bastante a nível intelectual.

3- Ao senhor Jorge Arriaga em particular: Não culpe o Sócrates por vos querer fazer trabalhar. Os senhores têm uns horários de luxo (salvo os desgraçados que estão em inicio de carreira - mas também não esses que mais se queixam) e bons salários (muito acima da média nacional). Se você não vai para a escola feliz, então culpe-se a si próprio porque certamente escolheu a profissão errada ou então estava mal habituado.

4- Não há nenhuma guerra contra os professores! Deixem-se de fazer de vítimas inocentes! Não o são!

De alguém que esteve ligado ao ensino superior durante muito tempo digo-vos isto: o vosso trabalho é de ano para ano pior e pior! Os alunos chegam cada vez mais mal preparados às universidades deste país (ao ponto de me terem perguntado onde fica o acento em "faculdade").

Isto é culpa dos professores! Não é dos pais e não é certamente dos alunos! A culpa é de quem ensina. Contra mim falo. Se alguém que sai das minhas mãos sai mal formado, então a culpa é minha que não fiz um trabalho bom suficiente! É a vida! Os senhores protestam muito mas só quando vos cortam (perdoem a brutalidade do comentário) "a mama". Fazerem as greves que fizeram e o alarido que fizeram por bons programas e coisas do género isso não o fazem e porque? Simples, porque sabem que depois não teriam desculpas para os vossos fracassos!

Dito!"

No comments: