Perante o resultado eleitoral importa também agora pensar sobre que caminho económico é que o país deverá tomar ou tomará. Com a crise económica a nível mundial e juntando os problemas estruturais nunca resolvidos de Portugal, não se augura um final feliz no curto e médio prazo. Importa por isso pensar bem no que se deve ou não fazer. Mais importante que isso, importa pensar a longo e médio prazo mais do que a curto prazo. Importa haver, tal como na educação, uma visão de fundo, uma lista de objectivo(s) a atingir. Como tal e num quadro de dificuldades económicas e financeiras, tudo precisa de ser reavaliado. Começarei pelos grandes investimentos.
O projecto do novo aeroporto de Lisboa e do TGV são as grandes obras de referência do momento. Uma é elevada à posição de necessária ou o aeroporto actual da Portela terá que passar a estacionar os aviões na 2ª Circular. O outro é vendido quase como condição sine qua non para um desenvolvimento próspero do país.
Bem, o aeroporto não é um investimento para o país. É um investimento para a zona metropolitana de Lisboa. Depois fará sentido haver um novo aeroporto numa faixa de 574 km quando já há três? Parece-me mais um investimento para lavar a cara à capital e enquanto o resto do país puxa dos cordões à bolsa para sustentar a megalomania de alguns senhores governantes que julgam que Lisboa é Madrid. Não obstante a diferença de tamanho, população e rendimento é patético haverem 3 aeroportos numa extensão tão pequena. Para isso acaba-se com a hipócrisia de desenvolvimento regional, fecha-se o aeroporto do Porto e o de Faro e depois sim, gasta-se uma pipa de massa a construir um aeroporto nacional.
Pior ainda é o facto de se já ter gasto rios de dinheiro a melhorar e expandir a Portela e o aeroporto Sá Carneiro e agora ainda se querer gastar mais dinheiro num novo. Quem não souber ainda julga que Portugal é um país produtor de petróleo. A justificação da sobre lotação do actual aeroporto de Lisboa deve-se a um centralismo desmedido e irracional que direcciona todos os voos para a capital.
Por metade do dinheiro do novo aeroporto (se tanto) melhorar-se-ia o aeroporto de Faro que passaria a receber directamente todos os voos para aquela região de turismo por excelência. Quem quisesse ir para Lisboa apanharia o pendular depois e em 3 horas (actualmente, o pendular a fazer o serviço em pleno poderiam ser 1h30m) estaria no seu destino.
Para o Porto a situação ainda é mais barata pois já se fizeram muitos investimentos na expansão do aeroporto. Actualmente a viagem de pendular demora menos de 3h em alguns casos. Com uma via menos congestionada e um pendular a deixar de fazer serviço de intercidades e conseguir-se-ia ainda um menor tempo.
Com tantas soluções alternativas, mais baratas e pontenciadoras de desenvolvimento regional, fica a pergunta do porquê da teimosia de um novo aeroporto para a região de Lisboa? O qual custará uma fortuna ao país.
Quanto ao TGV, com as diferenças das quais falei em relação ao comboio Pendular com o respectivo investimento, penso que se trata de uma obra a pensar muito bem do ponto de vista interno. Faz falta uma boa ligação Lisboa-Madrid? Sim! Essa é para construir pois é mais uma porta de acesso muito importante ao resto da Europa onde estão os nossos principais parceiros económicos. O resto é preciso pensar melhor. Penso que uma ligação Porto-Madrid e uma ligação Faro ao sul de Espanha como meio de transporte entre duas grandes regiões de turismo fazem sentido mas importa saber primeiro se serão urgentes e, de facto, necessárias.
Ligações internas dentro do país trariam uma melhoria séria do transporte ferroviário Português mas a questão é se o retorno que se tirará disso será o suficiente para fazer tanta linha em tão pouco espaço de tempo, especialmente, depois dos milhões que já se gastaram nas linhas actuais. Este duplo investimento é que é totalmente incompreensível.
O projecto do novo aeroporto de Lisboa e do TGV são as grandes obras de referência do momento. Uma é elevada à posição de necessária ou o aeroporto actual da Portela terá que passar a estacionar os aviões na 2ª Circular. O outro é vendido quase como condição sine qua non para um desenvolvimento próspero do país.
Bem, o aeroporto não é um investimento para o país. É um investimento para a zona metropolitana de Lisboa. Depois fará sentido haver um novo aeroporto numa faixa de 574 km quando já há três? Parece-me mais um investimento para lavar a cara à capital e enquanto o resto do país puxa dos cordões à bolsa para sustentar a megalomania de alguns senhores governantes que julgam que Lisboa é Madrid. Não obstante a diferença de tamanho, população e rendimento é patético haverem 3 aeroportos numa extensão tão pequena. Para isso acaba-se com a hipócrisia de desenvolvimento regional, fecha-se o aeroporto do Porto e o de Faro e depois sim, gasta-se uma pipa de massa a construir um aeroporto nacional.
Pior ainda é o facto de se já ter gasto rios de dinheiro a melhorar e expandir a Portela e o aeroporto Sá Carneiro e agora ainda se querer gastar mais dinheiro num novo. Quem não souber ainda julga que Portugal é um país produtor de petróleo. A justificação da sobre lotação do actual aeroporto de Lisboa deve-se a um centralismo desmedido e irracional que direcciona todos os voos para a capital.
Por metade do dinheiro do novo aeroporto (se tanto) melhorar-se-ia o aeroporto de Faro que passaria a receber directamente todos os voos para aquela região de turismo por excelência. Quem quisesse ir para Lisboa apanharia o pendular depois e em 3 horas (actualmente, o pendular a fazer o serviço em pleno poderiam ser 1h30m) estaria no seu destino.
Para o Porto a situação ainda é mais barata pois já se fizeram muitos investimentos na expansão do aeroporto. Actualmente a viagem de pendular demora menos de 3h em alguns casos. Com uma via menos congestionada e um pendular a deixar de fazer serviço de intercidades e conseguir-se-ia ainda um menor tempo.
Com tantas soluções alternativas, mais baratas e pontenciadoras de desenvolvimento regional, fica a pergunta do porquê da teimosia de um novo aeroporto para a região de Lisboa? O qual custará uma fortuna ao país.
Quanto ao TGV, com as diferenças das quais falei em relação ao comboio Pendular com o respectivo investimento, penso que se trata de uma obra a pensar muito bem do ponto de vista interno. Faz falta uma boa ligação Lisboa-Madrid? Sim! Essa é para construir pois é mais uma porta de acesso muito importante ao resto da Europa onde estão os nossos principais parceiros económicos. O resto é preciso pensar melhor. Penso que uma ligação Porto-Madrid e uma ligação Faro ao sul de Espanha como meio de transporte entre duas grandes regiões de turismo fazem sentido mas importa saber primeiro se serão urgentes e, de facto, necessárias.
Ligações internas dentro do país trariam uma melhoria séria do transporte ferroviário Português mas a questão é se o retorno que se tirará disso será o suficiente para fazer tanta linha em tão pouco espaço de tempo, especialmente, depois dos milhões que já se gastaram nas linhas actuais. Este duplo investimento é que é totalmente incompreensível.
8 comments:
Segundo informações que tenho de gente bem posicionada, o Aeroporto do Porto tem uma razão de tráfego efectivo/tráfego suportado na ordem de 1/9. Não tenho certeza dos valores, apenas da proporção, mas fiquei com a ideia de que era algo de ter anualmente 5 milhões de passageiros quando tem uma capacidade para 45 milhões. É ridícula a centralização que fazem em Lisboa, que obriga a muitos voos de ligação adicionais. Mais gastos.
Eu era um "regular" em viagens Porto->Copenhaga. Posso afirmar com toda a certeza que metade dos que iam comigo para Copenhaga partiam no Porto, pois me acompanhavam a viagem toda e memória para caras não me falta. No entanto, obrigava a um voo de ligação por Lisboa que me permitia apenas algumas horas de sono na noite anterior. Podiam reduzir os voos LIS-CPH para metade (há 2 voos por dia) e criar linhas directas OPO-CPH.
Quanto ao alfa pendular, uma pequena correcção, as viagens Porto-Lisboa já não duram 3 horas há algum tempo. Se bem que meia hora de diferença possa não ser muito (e 3 horas pode ser um arredondamento legítimo), mas já é um começo.
São os meus 2 cêntimos para já.
No pendular agora há dois tempos de viagem se bem me lembro. Um que dura 2h43 e outro 2h54. Por isso disse 3h. Já anteriormente se dizia que o pendular demorava 3h a lá chegar quando na realidade, os mais rápidos, demoravam 3h05m por aí. A generalidade demorava 3h15m.
Por isso, para quem está 3h dentro de um comboio, passar mais 15 ou menos 15 minutos lá dentro parece-me irrelevante. Especialmente se se considerar que o pendular conseguiria fazer a mesma viagem em 1h30, mais coisa menos coisa. Curiosamente é o mesmo tempo que é proposto para o TGV, daí eu dizer que a ligação Porto-Lisboa, por muito boa e confortável que possa vir a ser, não compensa no imediato pois, para além de uma solução mais barata e rápida, o preço seria bem mais elevado que o já elevado preço do pendular (27,50€ ida).
Se se provar que o TGV é necessário internamente para o futuro (o que me parece que será), então que se construa mas devagar ... uma coisa de cada vez.
Entretanto, arranje-se a linha do norte e linha Lisboa-Algarve, duplicando-a em determinados troços e o TGV vai-se fazendo. Primeiro as linhas para Espanha que são as mais uteis e urgentes, depois a tão celebre linha Vigo-Porto-Lisboa-Faro. Sim porque não fazer um TGV que ligue o país todo, especialmente a sua zona mais turística, então não vale mesmo a pena.
Obrigado pelo comentário rapaz! Abraço aí!
Na realidade, os tempos que disse do pendular foram verificados no site da CP antes de postar... os dois tempos são 2:35 e 2:44...
Eu também fui lá ver. Se simulares uma viagem os tempos são os que eu disse. :P
Não sei que tempos são esses João. :S
Viste no site da CP onde? :S
sim, no site da CP, Horários e preços, Porto - Campanhã a Porto - Oriente. Necessário screenshot? :P
erm... onde diz "Porto - Oriente" leia-se "Lisboa - Oriente" :P
Algo então está mal porque os tempos que eu vi não foram esses... :P
Está tudo trocado... :S
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