Saramago - Citações

Bem eu que não posso ver este senhor nem pintado à frente, devo de dizer que agora até gostei do que ele disse. Deixo aqui as suas citações para reflexão.

"Sobre o livro sagrado, eu costumo dizer: lê a Bíblia e perde a fé!"

"A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a domindante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!"

As citações foram retiradas de www.rtp.pt.

3 comments:

Unknown said...

Elenáro
Eu estou de acordo com Saramago: o melhor remédio para perder todo e qualquer resquício de fé que permanecesse lá bem no fundo da consciência era ler a Bíblia e as suas parábolas.

Anonymous said...

Se há coisa que Saramago não entende é de religião e de fé muito menos. Usa-a para ganhar umas coroas, nada mais e devia ter vergonha. Para se interpretar a Bíblia é preciso saber fazê-lo, é preciso conhecer os estilos literários dos seus autores. Mas a esse trabalho Saramago não se dá. Que falta de nível.

Elenáro said...

Lelé Batita

Bem-vinda! Eu também acho que ler a bíblia é o principio para se perder a fé. Aconteceu comigo. Para quem quer acreditar, é importante ter Deus no coração e não num livro feito por homens que relataram o que outros homens viveram. É o disse que disse... Só dá asneira...

Pois é...

Embora concorde com as afirmações de Saramago, eu não gosto do homem. Acho-o muito insensato e hipócrita.

Neste caso, não sei se ele leu ou não a Bíblia mas numa coisa concordo consigo: este género de trabalhos de questões polémicas com o único intuito de fazer dinheiro é de muito mau gosto. Aliás, as atitudes dele de uma maneira geral são de mau gosto.

Acho que a mensagem que ele quer passar correcta, mas desconfio das motivações do senhor.

Para quem diz que gosta tanto de Portugal, começo logo por me perguntar então porque vive em Espanha?

Seja bem-vindo também, Pois é...!