Expor crucifixos em escolas públicas viola direitos humanos - JN

Expor crucifixos em escolas públicas viola direitos humanos - JN

Finalmente uma tomada de posição quanto à ameaça constante de perda de secularismo na Europa. E em Portugal, quando iremos aprender a separar Igreja/Religião e Estado? Vamos copiar os EUA também nisto? Vamos copiar um país que se diz estado laico e, no entanto, "obriga" os seus Presidentes a jurarem fidelidade e lealdade sobre a bíblia? Vamos copiar um país onde a própria justiça reserva ainda uma tradição semelhante com a célebre frase do juramento de dizer a verdade a qual termina com "so help you God"?

Que queremos nós afinal? Que queremos nós que nas obras públicas aparece sempre um fiel membro da Igreja Católica para abençoar a dita? Era bom que nós nos definíssemos quanto ao que queremos. E se queremos um estado laico, era bom que o estado fizesse a Igreja Católica perceber a sua posição na sociedade.

Talvez se comece a abrir uma porta com esta decisão. Falta saber para que lado da porta é que vamos passar. Sim, porque abrir uma porta é muito bom, mas mais importante é não nos esquecermos que a porta tem dois lados.

No comments: