Dia Mundia da SIDA - Atrasado

Porque eu faço sempre questão, todos os anos, neste dia (e fora dele também) lembrar da importância de TODOS tomarem consciência da existência deste flagelo social e económico, venho então fazer um pos sobre o assunto. Como sempre serei breve e, sobretudo, bem directo e sem tabus.

Ora bem, a SIDA é algo que existe, não é invenção da imaginação de ninguém e que não tem cura. Se alguém julga que ela só ataca um certo grupo de pessoas ou que só afecta os "pecaminosos" então desenganem-se. Esqueçam lá as ideias dos padres, bispos e respectivo Papa católico e os seus conselhos fantásticos sobre o não uso do preservativo. USEM-NO. Até vou mais longe, mesmo casados, hoje em dia, não ponham a mão no fogo por ninguém. Um dos grupos onde tem aumentado mais a incidência da doença é nos idosos... Vá se lá saber porquê... Não entrar em razões do porquê mas penso que se fosse pela questão de moralismos só para freguês ver enquanto pela calada se come por fora, não estaria muito errado.  E note-se que eles estão casados na sua maioria. Deixo-vos uns dados para reflectirem.

Em Portugal as taxas de novos diagnósticos de infecção VIH são as maiores da Europa. O número total de casos notificado até 31 de Dezembro de 2005 é de 28 370 casos de infecção.
Destes:
  • 46,1% em utilizadores de drogas por via endovenosa
  • 36,3% transmissão heterossexual
  • 11,7% transmissão homossexual masculina
  • 5,9% restantes formas de transmissão

Mais dados, desta vez de 2008.

Neste ano houve 1201 casos diagnosticados dos quais 692 eram heterossexuais, 263 eram toxicodependentes e APENAS 202 eram homo ou bissexuais.



Estes dados dão muito que falar não? Parece que afinal, para uma doença divina, os punidos são mais do campo "não-pecaminoso" que do campo "pecaminoso". Por isso, deixo um aviso: ACAUTELEM-SE e não ponham a vossa sorte nas mãos divinas dos conselhos da Igreja Católica.


Avisa-se que poderá haver conteúdo capaz de ferir algumas susceptibilidades. Viewer discretion is advised.

Deixo agora uma série de posts mais antigos e alguns vídeos de campanhas da luta contra SIDA.

1 comment:

Em@ said...

Atrasado,mas completíssimo!
E como não há dia nem hora para se falr no assunto....