Estudo sobre os casos de homossexuais tornarem-se heterossexuais desmentidos


Eu não queria vir aqui falar disto, especialmente agora que estou a tentar fazer uma sequência de posts sobre as eleições. No entanto, perante um post do Educação SA, que levou a uma pequena troca de comentários no ProfAvaliação (pequena porque o assunto não é para ali chamado), não pude deixar de vir aqui postar sobre o assunto.


1- Ninguém impõe nenhuma orientação sexual a ninguém! Nasce-se assim e morre-se assim. O porquê de se nascer assim é desconhecido de facto mas penso que andar por ai a tentar arranjar justificações para uns serem heteros, outros bis e outros homos, é algo surreal. Já pensaram que também não se anda a tentar descobrir porque uns gostam de doces, outros de salgados e outros de picantes.

Acerca disto deixo o seguinte link:
http://edition.cnn.com/2009/HEALTH/08/05/gay.to.straight/index.html?eref=rss_topstories

2-A complexidade do assunto é algo que é criado pelas culturas da sociedade humana, especialmente pela cultura Católica. Durante século o puritanismo Católico estropiou imensas culturas e demonizou outras. A homossexualidade da qual existiam expressões livres em todas as culturas humanas até à chegada dos evangilizadores europeus foi aniquilada em nome de um paragráfo de um texto de Levítico. Já agora convém dizer que este mesmo livro, para além de condenar a homossexualidade também defendia a escravatura.

Por estes dois motivos, não venham culpar a homossexualidade de usar a educação sexual ou outro meio qualquer para corremper aquilo que não pode ser corrompido. E seguindo as palavras de alguém mais sábio do que eu: "vivam e deixem viver".

Edit: Ramiro eu sei que tu disseste que o Reitor tinha sido irónico no post dele. Eu não entendi (e não entendo) isso é da mesma maneira.

38 comments:

Ramiro Marques said...

Não terá sido um post muito feliz, o do Reitor.

Elenáro said...

De acordo Ramiro, e pior é que eu acho que ele não percebeu onde foi mais longe que o alvo que queria alcançar.

Margarida Cruz e Silva said...

Elenário,

concordo com o "vivam e deixem viver", mas entendo que há que transmitir valores e referências aos nossos filhos e alunos.

O livro de Levítico fala essencialmente da vida de sacerdotes dedicados ao templo e ao Tabernáculo, a Lei e ainda sobre a expiação de pecados.

Gostaria muito de saber qual o parágrafo que dizes ter servido de base aos evangelizadores.Mas talvez faça parte do cap.18.

-------
O que eu noto é que as pessoas adaptam a Bíblia à forma de viver que lhes dá mais jeito.
Depois tb. não têm conhecimento para entender e criticar as coisas que lêem à luz do contexto das épocas em que foram escritas.

Acho o termo homofobia exagerado.No entanto, também acho que muitas pessoas já acham as suas tendências como perfeitamente normais e não fazem muito para as contrariar.

Margarida

Margarida Cruz e Silva said...

para a repetição:
acho/penso/considero LOL

Acabei de despertar...

Elenáro said...

Margarida

Eu não tenho o livro em casa por isso tive de recorrer a outros meios para lhe dizer as passagens.

Em todo o caso ficam aqui.

18:22 e 20:13 para a homossexualidade.

25:44 e 25:48 para a escravatura.

Em todo o caso que valores são esses margarida que comprometem a liberdade do próximo em expressar afecto por quem bem quer? E que tendências são essas que há quem as ache perfeitamente normais e que pelos vistos não são?

E quanto ao contexto para a época das passagens, concordo plenamente. E assim sendo talvez fosse altura de basearmos o presente em livros escritos séculos depois de Cristo, por pessoas que nem Cristo viram e que escreveram aquilo que mais lhes convinha. Cito a bíblia como o maior caso de censura, onde foi tudo meticulosamente analisado para só por aquilo que convinha aos poderes da época.

Em@ said...
This comment has been removed by the author.
Em@ said...

Entristece-me ver que ainda, há pessoas que não são capazes de respeitar a diferença. Não seremos todos, hetero,bi ou homessexuais, pessoas? Não existiram desde o início dos tempos estas orientações sexuais?

Ninguém é melhor do que ninguém!

Elenáro said...

Eu também penso assim. E depois, sinceramente, continuo sem saber porque é que as pessoas ficam tão perturbadas com a vida pessoal de pessoas que nem sequer conhecem. E se conhecem que é que lhes diz respeito o que elas fazem ou deixam de fazer. Para além que as pessoas deviam devotar mais tempo à sua própria vida amorosa e menos à dos outros. Talvez assim os divórcios diminuíssem e os casamentos durassem mais.

Se não for por mais nada é por isto. Mas sim é triste Em@. Aliás, eu atrevo-me a dizer que é patético.

Em@ said...

O patético a mim entristece-me...

Bom dia!

Margarida Cruz e Silva said...

"Cito a bíblia como o maior caso de censura, onde foi tudo meticulosamente analisado para só por aquilo que convinha aos poderes da época".

---------

A Bíblia, quer acreditemos nela ou não, continua a ser um livro de referência e o mais lido de sempre.
Não a considero como o maior caso de censura, mas sim com histórias, lições e conselhos maravilhosos que são sempre para nosso benefício.Isso da censura dá pano para mangas.
-----

Claro que ela tb. foi usada e alterada em alguns aspectos para servir os interesses e doutrinas da I. Católica.Não foi por acaso que a Bíblia esteve durante tantos séculos fora do alcance do cidadadão comum e que a Reforma se deu só depois da sua impressão.

-------------

Concordo com a Em@ e com o Elenário, quanto ao facto de as pessoas terem a liberdade para escolher o tipo de vida/ relação que que querem ter, MAS TAMBÉM quero ter o direito a ter a minha opinião sobre este assunto da homossexualidade e a liberdade de me expressar e de conviver ou não com pessoas que adoptaram esse estilo de vida.

Elenário,

não concordo que se compare a tendência para a homossexualidade com a tendência para se comer esta ou aquela fruta como comentaste há dois dias num outro blog.Não é tão simples assim.
Qando tu tens uma tendência para algo que é reprovável, tu és educado para não persistires nela.
Penso que com a homossexualidade deve haver a mesma atitude. Claro que se não houver sucesso e a pessoa em causa tiver consciência da vida que quer seguir, então que prossiga, mas consciente das dificuldades que vai ter de enfrentar pela vida fora.

Elenáro said...

E a homossexualidade é reprovável porquê? Em que se baseia a Margarida? O que é que lhe aflige tanto?

E certamente não anda a par dos estudos (já que se fala tanto neles para umas coisas é bom que se fale para outras) que referem que a homossexualidade não é mais uma escolha que é gostar ou não de chocolates. Volto a dizer: nasce-se assim e morre-se assim. Não há nada a alterar e tristes são aqueles que ainda não perceberam isto e ou não se aceitam ou não aceitam os outros.

Em@ said...

Margarida:

A Bíblia é o maior caso de censura sim... até os defensores da mesma, desde que não sejam fanáticos dizem isso. Porque se omitiram (caso dos evagelhos gnósticos por ex)e rasuraram estamos perante o quê?

Eu não tiro a ninguém o direito de se expressar ou de escolher o seu caminho ou maneira de estar na vida. Posso não concordar, mas isso não me leva a interferir na liberdade de cada um, até porque também não admito que interfiram com a minha.

Faço-lhe a mesma pergunta que o Elenário.A homossexualidade é reprovável porquê?
Eu escolho as pessoas com quem convivo não pela sua orientação sexual, mas pelos seus valores.E quando não me sinto bem, uso da minha liberdade para me desviar.

Reitor said...

Meus caros. Desculpem intrometer-me, mas podem explicar-me uma coisa: que tem a homossexualidade a ver com o assunto que se discutia: "aplicação da educação sexual em meio escolar"?
Porque é que a conversa descaiu para aqui?
Está tudo "louco"?
A menos que uma coisa tenha a ver com a outra! É isso?

Elenáro said...

Reitor, olhe que agora tenho que até concordar em parte consigo.

Mas já agora aconselhava-o a seguir o seu próprio conselho visto que foi o primeiro a fazer referência a isso de uma maneira bastante homofóbica.

Relembro-lhe os links que pôs no seguinte referido post.

Post:
"Estes protocolos permitirão a entrada - como faca em manteiga quente - destes parceiros, e também destes outros e, porque são mais que as mães,ainda destes nas escolas, difundindo e ensinando a normalidade das diversas orientações sexuais, do casamento homossexual, da adopção por homossexuais e outras coisas e gostos, hum... deixa ver, normais.
Estes protocolos são bons para os negócios e para o desenvolvimento da sociedade portuguesa."

Se você acha que o problema é este então não sei porque fez este post e o outro um dia depois, creio eu, na mesma linha de raciocínio.

Elenáro said...

Para quem não quer trazer a homossexualidade para o debate da educação sexual, parece-me que teve uma obsessão qualquer porque fez referência a duas organizações LGBT e a um evento LGBT também.

Não me diga que não notou naquilo que escreveu ou que já se esqueceu? De qualquer das maneiras, o motivo deste post foi chamar a atenção para a tamanha trapalhada que se criou com o seu post e a questão da "normalidade" da homossexualidade.

Margarida Cruz e Silva said...

Em@:

já leu a Bíblia alguma vez?
Toda, de uma ponta à outra?

Os evangelhos gnósticos, já os leu? OU investigou sobre isso?

Faz bem em escolher as pessoas pelos seus valores. Eu, quanto a mim tb.
E homossexuais, e tenho esse direito, não fazem parte das minhas amizades. Tal como ladrões ou criminosos. Esses até são concenados por fugir da norma.

O mal desta sociedade é aceitar tudo como normal...

Margarida Cruz e Silva said...

+condenados

Margarida Cruz e Silva said...

Elenário,

a mim não em aflige nada. Acho simplesmente repugnante ver pares desse tipo. Mas como já referi, passo ao lado. Cada um faz as suas opções. Se são felizes assim, let it be...

Em@ said...

Margarida:

Não li na totalidade, mas li uma grande parte. Bíblias católicas e protestantes. Também já investiguei os evangelhos gnósticos e olhe que não foi por causa do "código da vinci".As religiões são matéria que me fascina, incluíndo as pagãs.

Quanto ao resto nem vale a pena falarmos, porque equiparar todos os homossexuais a ladrões e criminosos em questões de amizade...

Permita-me uma pergunta: o que faria se tivesse um filho homossexual ou uma filha lésbica? Repudiá-lo-ia?
Um dos meus melhores amigos é homosexual e é dos seres humanos + bonitos que alguma vez conheci.É uma honra para mim que ele seja meu amigo e retribuo essa amizade com muito carinho.

Fique bem, Margarida.

Elenáro said...

Margarida,

Então se não lhe aflige nada e trata-se apenas de uma questão inteiramente pessoal não atira coisas como normais e deixe viver. Ao dizer coisas como, "O mal desta sociedade é aceitar tudo como normal...", está a contradizer-se pois está a querer sorrateiramente que se oprima e se veja a homossexualidade como algo reprovável.

E volto-lhe a dizer pois acho que ainda não me ouviu. A homossexualidade é tanto uma opção como é a heterossexualidade. A Margarida escolheu ser heterossexual? Nunca tinha pensado nisso? É que eu tenho a certeza da sua resposta.

A sua resposta é não, não escolheu. Sempre gostou de homens e nem sequer houve problemas para si em saber isso desde sempre. Agora pense do mesmo modo para a homossexualidade. Quem nasce homossexual também não o escolheu.

Margarida, acha mesmo que alguém escolhia algo de livre vontade sabendo à partida os problemas que iria ter que enfrentar e a discriminação que iria sofrer? Acha que alguém é masoquista ao ponto de escolher isso? Acha que alguém iria escolher ser uma coisa a qual lhe iria negar direitos e trata-la como uma pessoa de segunda?

Até lhe digo mais. Até pessoas que subscrevem ideologias como as aqueles subscritas pelo PNR já chegaram à conclusão que a homossexualidade é algo que não se escolhe! Quando alguém com as posições tão extremadas e tradicionalmente opressivas contra a homossexualidade deixa de a ver como uma opção, penso que está tudo dito.

Pense no que lhe disse. E olhe, já agora, se calhar tem mais "amigos" e "amigas" gays e lésbicas do que pensa. Alguns se calhar cresceram consigo. Outros fazem parte da sua vida sem você saber.

Não sei se tem filhos, mas se tiver eu, agnóstico que sou, vou ser o primeiro a ir à Igreja (mesmo antes de si) rezar para que eles/elas não sejam gays/lésbicas.

É que com o que me acabou de dizer, ou a Margarida mudava de opinião (o que eu espero que ainda o faça independentemente de tudo o mais) ou então a sua prol iria ter uma vida bem triste.

À custa de ideias como a que defendeu, muitos adolescente vivem na rua porque os pais os expulsaram de casa. Outros simplesmente matam-se!

Espero que não me diga agora que também acha que o primeiro comportamento é aceitável e o segundo um mal menor.

Margarida Cruz e Silva said...

Em@ ,

quando fiz a comparação foi para tentar dizer que há que lutar contra as tendências que podem prejudicar não só a pessoa em causa como tb. as que serão afectadas pela sua conduta.

Não o/a repudiaria, mas faria tudo ao meu alcance para lhe fazer VER o caminho.
Sabe, tudo passa pela educação e formação que têm em casa. Todos esses assuntos são discutidos aqui em casa com os meus filhos.

Depois, e porque aqui em casa a Bíblia dirige a nossa vida e fazemos estudo regular da mesma,a nossa visão sobre as coisas talvez seja bem mais simples e tranquila.


Respeito a vossa posição e sei que tb. sabem respeitar a minha.

Tenham ambos um bom dia :-)

Eu e os meus filhotes vamos aproveitar o belo dia que Deus nos deu e agradecer-Lhe por estarmos sadios e felizes.

Margarida

Em@ said...

Margarida:

Desejo-lhe um bom dia para e sua família. :)

Desejo, também, que o Universo e o seu Deus lhe façam VER o caminho sem muito sofrimento.

Fique bem. :)

Em@ said...

...para si... (eu digito mas as letras de vez em quando não aparecem. Carrego pouco nas teclas,só pode, ai..ai).

Elenáro said...

Penso que a Margarida está completamente equivocada e atolada num dogma arcaico e sem sentido. Não lhe vou bater por isso nem insulta-la por isso.

Mas lamento dizer que não acredito que, face aos seus comentários, fizesse aquilo que acabou de dizer. Tenho a certeza que não faria os possíveis para fazer seja o que for a não negar uma parte importante da existência DO SER dos seus filhos. O que a Margarida está a propor é exactamente o oposto que diz defender pois o resultado do seu "empenho" seria o sofrimento do seu/sua filho/a.

Sugiro-lhe que tente ver um filme. "Prayers for Bobby."

Deixo-lhe aqui dois posts que fiz na vaga esperança que tenho que a faça mudar de opinião.

O primeiro é sobre o filme que fiz e que lhe aconselho a ler a história a wikipedia.

http://desvarios-de-um-louco.blogspot.com/2009/04/prayers-for-bobby-trailer.html

O segundo é um excerto de uma palestra dada por John Corvino.

http://desvarios-de-um-louco.blogspot.com/2009/04/john-corvino-palestra.html

Posto isto faço eu agora votos para que Deus a faça VER a si o caminho, que não é o seu.

Acrescento isto: se não não queria homossexuais, não os teria criado.

Elenáro said...

Margarida eu esqueci-me de editar o html para ser só clicar. Por favor faça copiar-colar aos endereços. E leia mesmo. Acho que lhe fará bem. Mal não lhe fará certamente.

Elenáro said...

Disléxia:

Acrescento isto: se Deus não queria homossexuais, não os teria criado.

Margarida Cruz e Silva said...

Elenário,

obrigada.

Depois vejo.

Não me solte os cães com o que lhe vou dizer.

Deus não os criou.

Elenáro said...

Não me solte os cães também com o que vou dizer: Santa Ignorância.

Já agora explique-me quem criou então os homossexuais e qual é a sua teoria para a sua existência contrariando todos os estudos científicos? E já agora, então se somos todos filhos de Deus e feitos à sua imagem, como chega à brilhante conclusão que não foi Deus?

Gostava de uma resposta a isto. Mas responda-me sem citar a bíblia. Não se ofenda, mas eu também sei ler e para isso não pedia o seu pensamento. Diga-me o que pensa sem me fazer citações da bíblia para ter tanta certeza em contrariar os estudos científicos, por favor.

Margarida Cruz e Silva said...

Elenáro,

Vamos lá esclarecer uma coisa.
Disse que é agnóstico. Eu digo-lhe que sou cristã.O Elenáro talvez acredite na Evolução. Eu acredito na Criação.Como tal, é natural que dê mais valor a estudos científicos enquanto eu,embora respeitando esses estudos, guio-me, sempre primeiramente pela Palavra de Deus.

Não lhe vou fazer citações da Bíblia, mas quem a conhece ao pormenor sabe do que falo.

Deus criou o homem à sua imagem, mas isso não significa que sejamos todos filhos de Deus. Olhe ao seu redor. Acha que somos todos iguais? Todos boas pessoas?

Deus deu-nos o livre arbítrio. Nós é que decidimos como o usar.Há várias passagens bíblicas que mostram o que digo.

Não é por ignorância que afirmei que, repito, não foi Deus que os criou. Deus criou o homem e a mulher e disse para que houvesse reprodução, coisa que seria impossível entre pessoas do mesmo sexo, ou tb. estou errada?

Elenáro,

a fé tem-se ou não. Com certas pessoas demora anos a adquiri-la e com outros isso nunca chega a acontecer, mas quando se adquire é como se um véu destapasse os nossos olhos e vemos tudo de outra forma...

Elenáro said...

Margarida

Eu digo-me agnóstico de facto. Mas um agnóstico não significa ser-se ateu. De um a outro ainda vai uma diferença BEM grande. Se me pergunta se vejo Deus como o Deus descrito pelo Judaísmo, Cristianismo ou Islamismo, ai digo-lhe não, não vejo. Pensei demais no assunto para poder fazer isso. Portanto por esse lado tem razão. A Fé será pouca nesse prisma.

Quanto ao resto. Muito pouco Cristão da sua parte. Relembro-lhe que Cristo (filho de Deus) disse para se amarem os outros como nos amamos a nós mesmos. Aliás, não foi Cristo que salvou uma tão celebre prostituta?

Mas sim, somos TODOS filhos de Deus. Esse argumento era usado no passado para os Negros. Pelos vistos até Cristo era um pouco escuro e não o loiro de olhos azuis por aí às vezes mostrado.

E já agora não se fie assim tanto na biblia. Ela é tudo menos a palavra de Deus. Deus nunca disse nada daquilo ao Homem. Aquilo é, note-se bem, o que alguém diz que alguém diz que os apóstolos disseram que Cristo disse. É que nem a palavra de Cristo é! A bíblia foi escrita e compilada muitos e muitos anos depois da morte de Cristo.

Para além deste facto ainda temos que ter em conta o facto de o livro ter sido traduzido e retraduzido de línguas que hoje nem sequer se falam. Por isto tudo, tenha muito cuidado com o que a bíblia diz. É que quando morrer e encontrar Deus, Ele pode-lhe dizer que "mas Eu não disse nada disso". "Apenas mandei, através do meu filho, Jesus Cristo (que também não é o nome verdadeiro dele, segundo sei), a mensagem "Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei a vocês".

Quanto à criação e evolução (o não uso de maiúsculas é propositado)... Não me diga que acredita que a Terra tem apenas uns poucos milhares de anos? Fico desapontado se for esse o caso.

Pode pensar que eu sou agnóstico por falta de conhecimento Margarida. Mas não é verdade. Poderá não saber, mas digo-lhe isto: estou numa família de Católicos devotos e muitos Catequistas. Por falo com conhecimento.

P.S.: Um aparte, estamos a ter esta discussão e eu posso estar a "atacar" o seu ponto de vista. Mas isso não quer dizer que lhe negue o direito de pensar assim por muito errado que pense que esteja. É uma discussão pacifica.

Margarida Cruz e Silva said...

Elenáro,

claro que é pacífica a discussão. Na boa:-)
Aliás, se não fosse eu não estaria aqui:-)

(vou comentar de baixo para cima)

Já sabia que vive rodeado de catequistas, mas deixe-me dizer-lhe uma coisa: desde 2004 que abandonei a IC.Os meus dois melhores amigos são padres missionários em África e sabe uma coisa? Os católicos sabem apenas partes da Bíblia, aquelas habituais nas leituras da missa e pouco mais. Eles, os meus amigos, inclusive.

Não, a Terra não tem apenas poucos milhares de anos nem foi criada em sete dias.

Tenho muito cuidado com as difrentes traduções e conheço várias. Uma vírgula apenas pode mudar todo o contexto. Há uma passagem no NT que é bem exemplo disso. Mas não vai ser Deus que me vai dizer isso quando eu morrer, digamos ,face-to-face porque não acredito que uns vão para o céu e outros para o inferno. Melhor,não farei concerteza parte daqueles que têm esperança de vida celestial.

Jesus realmente não era o enfezadinho de olhos azuis como é sempre mostrado.Ele era carpinteiro, uma profissão dura na época. Eram os carpinteiros que cortavam as árvores, as carregavam e transportavam para a oficina. Aí tudo era feito manualmente. Portanto, nada tem a ver com a imagem comumente espalhada.

A ´Bíblia não foi escrita muitos anos depois da morte de Cristo!!

O AT foi escrito e compilado muito antes de Cristo. Cristo até leu algumas passagens de Isaías na sua ida pela primeira vez à sinagoga.Isso mostra que podemos confiar nas escrituras...

Foram cerca de 60 os escritores da Bíblia em épocas e locais diferentes e o mais incrível é que há unidade e um fio condutor em tudo que é escrito.Isso é maravilhoso.

Elenáro,
compreendo que não me conhece e até pode pensar que sou pouco cristã. Não vou refutar isso porque esse tipo de coisas só podem ser constatadas no dia-a-dia no meu relacionamento com as pessoas do meu mundo.Mas vou dar-lhe só um exemplo.O de Jesus. Ele foi cruel qb. em algumas ocasiões quando teve de ser. Noutras, a maior parte das vezes, é verdade, foi o ser mais amoroso e inteligente na face da terra. mas no caso da prostituta, ela ouviu-o. E mudou.
O amor de Deus e a Sua paciência são ilimitados.E as suas leis não são nenhum fardo embora por vezes o pareçam.

Tem razão quanto ser agnóstico e a não ateu.:-) São diferentes.

Elenáro said...

Jesus... Cruel? Quando? Ele foi sério certamente. Foi duro, agora não me parece que o chamaria de "cruel". Muito pelo contrário.

E Margarida só disse que era pouco Cristã no comentário que fez: "Deus criou o homem à sua imagem, mas isso não significa que sejamos todos filhos de Deus. Olhe ao seu redor. Acha que somos todos iguais? Todos boas pessoas?"

É que somos todos filhos de Deus mesmo. Se uns roubam ou assaltam isso é reprovável pois isso traz prejuízo a alguém inocente. Ser homossexual não é comparável sequer. Não traz prejuízo a ninguém. Quando muito pode trazer prejuízo aos dois intervenientes. A homossexualidade não rouba nada a ninguém. De qualquer dos modos o julgamento se é aceitável ou não não cabe ao ser humano. É província de Deus. Ele lá julgará se a conduta foi boa ou não.

O ser humano tem muito a mania de falar em nome de Deus e julgar baseado-se na palavra de uns iluminados que dizem que é palavra de Deus. Logo não devemos fazer este tipo de julgamentos. Aceito que diga: não me quero dar com homossexuais. Acho lamentável a posição mas não lhe vou bater por causa disso. É a sua opinião e tem direito a ela. Agora partir daí para dizer que não somos todos filhos de Deus...

Isso sim é pouco cristão tecer este género de comentários. Era a isto que eu me referia. Volto a dizer: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei". Quanto a persistência em erro... Bem, volto a dizer, nos erros que trazem prejuízo a mais que os intervenientes (assaltos, violações) ai certamente que nós teremos o direito de fazer o possível para minimizar as coisas. No que diz respeito à homossexualidade que não traz prejuízo a ninguém, deixemos os julgamentos para quem de direito: Deus. A questão da homossexualidade face ao que a Margarida pensa é uma questão de moral religiosa, logo deixemos o julgamento para quem tem poder e autoridade para o fazer: Deus.

Margarida Cruz e Silva said...

Elenáro!!

Tenho andado com a cabeça ocupada por causa do EPE e não tem dado para responder. Sorry:(

Duro, firme ,sábio , amoroso.. cruel não foi o adjectivo correcto.
Como quase sempre o Elenáro tem razão. Mas eu disse QUASE.LOL

Mais tarde dou outra espreitada aqui e respondo.

Abraço,

Margarida

Margarida Cruz e Silva said...

Elenáro,
tb. trás prejuízo, claro que não de uma forma violenta, mas de outras formas, por exemplo a nível psicológico, familiar e de saúde.E isto não só para as duas pessoas directamente envolvidas.

Claro que o julgamento é tarefa de Deus, mas Deus tb. nos diz para nos afastarmos do que vai contra os Seus mandamentos.Desde o momento que temos livre arbítrio para decidir que caminho tomar, então podemos decidir ser Seus filhos ou de Satanás.Pode-se sempre optar pelo caminho largo ou pela estrada apertada...

Elenáro,

mas eu não disse nunca que julgo essas pessoas.Não tenho que o fazer nem esse direito, agora tb. sou livre para gostar ou não disso.

Boa noite:-)

Elenáro said...

Familiar, sáude e psicológico? Como? Essa não percebi... Explica margarida. É que estás enganada. Pelo menos nas últimas duas.

Elenáro said...

*Por favor também fica bem. LOL

E fiquei tão atarantado que até troquei o acento em saúde.

Margarida Cruz e Silva said...

Elenáro,

Só hoje vi que respondeste.
Como não tem data, não sei quando foi.
Posso nviar-te um mail?
Procurei mas não vi nenum contacto teu. Se não te importares, é claro.

Abraço,

Margarida

Elenáro said...

O email está do lado direito, no fim (quase).

De qualquer das maneiras não tem que enganar o email:

desvarios.de.um.louco@gmail.com

Abraço.