Programa do PSD 2009



O PSD diz que quer prioridade à economia, questão sociais de solidariedade e saúde, à justiça, à educação e à segurança. Mas quais é que ficam de fora? Defesa? É que assim de repente parece-me que incluíram tudo.

Diz também, Manuela Ferreira Leite que cumprirá tudo. Muitos já disseram o mesmo e o PSD está incluído.

"Os portugueses sabem com que podem contar", diz ela. Sabem sabem, minha senhora. Sabem! Ou deviam saber.

Diz Manuela Ferreira Leite que o programa não tem "marketing politico para satisfação máxima da clientela eleitoral". Quem diria! E as medidas, na educação, que vão todas direitinhas às reivindicações dos professores? Isto é o quê?

Um novo modelo económico. Qual? O mesmo do seu antigo primeiro-ministro, Aníbal Cavaco Silva, agora Presidente da República? Aquele que investiu nos têxteis (industria sem valor acrescentado e com já forte concorrência, na altura, dos países asiáticos)? Aquele que deu cabo da agricultura e das pescas? Aquele que não investiu em industrias produtivas e que trouxessem mais valias ao país?

O TGV será suspenso e o Novo Aeroporto será feito por módulos... Da última vez que o PSD concorreu às eleições e ganhou tinha dito qualquer coisa como: "não haverá aeroporto novo e TGV enquanto houver pensões de miséria". Ainda não tinham acabado 1 ano de governo, as pensões estavam na mesma, e já se tinha posto o aeroporto na lista de obras outra vez. Só acredita agora quem for cego!

Quer baixar a contribuição para a segurança social para os... empregadores? E faz o quê para manter a sanidade das contas da Segurança Social? Sobe aos trabalhadores? E porque não baixar aos trabalhadores e manter aos patrões? Andamos a brincar ou quê?

Política social. Segundo o que ela diz, retiro que se vai continuar a desmantelar o estado-providência (deficiente já por natureza) e continuando aquilo que já existe que é a sociedade-providência, onde o estado nada faz e delega tudo noutros. Já agora, no pouco que faz, faz mal. Fiscalização dos apoios... Já muitos disseram o mesmo, mais uma vez, o PSD está incluído. Aliás, foi o PSD que mudou o Rendimento Mínimo Garantido para Rendimento Social de Inserção para isto. Já me disseram que aquilo não funcionou porque não se deu a Bagão Felix os recursos necessários. Bem era o PSD que lá estava.

Falam da Justiça. Reformas e tal e coisa. Preocupem-se em pôr a que existe a funcionar antes de fazer uma nova. Mais autoridade para quem não a merece? É bem. Lá voltam as cargas policiais a manifestantes.

Na educação. Princípios muito bonitos... Falta saber o que vão fazer na prática para os implementar. Os princípios já se ouviram de muitas bocas e muitas vezes no passado. Remeto aqui os leitores para o blogue Profavaliação onde estão algumas as propostas do PSD para a educação.

Fico-me por aqui por agora. Irei ler com atenção o programa e depois tentarei fazer uma análise mais precisa.

O programa pode ser lido aqui.



2 comments:

Margarida Cruz e Silva said...

Elenáro,

é só bla, bla, bla...

Onde estão as propostas concretas?
No papel. Preto no branco?!

Tudo farinha do mesmo saco.

PS. par. 6/ Atenção que não há plural:-) Lembraste?

Abraço,

Margarida

Elenáro said...

Margarida

Já percebi. Agora fiquei embaraçado. Devia ter-me lembrado! :(

Já foi corrigido.

Margarida, não me ias mandar um email?

Abraço.