Curiosidades

Antes de fazer o meu desvario gostaria de agradecer ao Elenáro, pelo facto de me dar a possibilidade de publicar no blog dele alguns dos meus desvarios.

No último fim-de-semana fui até Évora participar no XIII Festival de Artes Marciais. Infelizmente por razões logísticas não pude participar em todas as actividades que desejava. No entanto vi, e ouvi o suficiente para confirmar uma ideia que já vinha formulando há algum tempo. Ideia essa que passo a partilhar:

Julgo que é consensual que de uma maneira geral não podia haver dois povos com características mais dispares como o Japonês e o Português. Um extremamente formal e rijo na sua postura, o outro bastante displicente. Um com muitas regras de conduta e boa educação, outro com uma falta gritante das mesmas.

No entanto é curioso observar que o praticante de artes marciais português em nada fica atrás do japonês. Chegando mesmo a ganhar o respeito e admiração deste ultimo, criando fortes laços de amizade.

O que me deixa a pensar bastante. Como é possível que o país que tem os problemas que tem, há já muitas gerações, tem também pessoas que adoptam uma postura e filosofia de vida quase oposta.

-Serão essas pessoas de um meio privilegiado, e como tal mais preparadas para adoptar tal postura? Não!

-Serão essas pessoas predestinadas a esse caminho, como tal os únicos que o podem seguir? Não!

-Serão essas pessoas iguais a todas as outras? SIM!

Na minha ainda muito pequena experiência no mundo das artes marciais já tive o privilégio de conhecer pessoas de todos os sexos, idades, e níveis sociais. A única coisa que todos têm em comum é um carinho especial pela arte que praticam e uma vontade de melhorarem. Como praticantes, e pessoas…

Deixo-vos com uma pergunta:

Se não depende de nível de formação, se não depende da idade nem do sexo, se só depende da nossa vontade porque não trabalhamos para sermos melhores seres humanos?


Até um próximo desvario

4 comments:

Elenáro said...

"Se não depende de nível de formação, se não depende da idade nem do sexo, se só depende da nossa vontade porque não trabalhamos para sermos melhores seres humanos?"

Permite-me responder-te de uma maneira curta mas pertinente.

Não trabalhamos para sermos melhores seres humanos porque... dá muito trabalho e é sempre mais fácil nada se fazer. Para além do mais, ainda vivemos num país que recompensa a inutilidade das pessoas.

Quero mais posts agora! :P
Abraço!

Joaommp said...

Para ajudar à tua melhoria, aqui ficam uns pequenos reparos ao uso da língua (que creio que são principalmente typos) :P

"[...]nada fica a traz do japonês[...]": "a traz" ou "atrás"?


"essas pessoas predestinas a esse caminho": "predestinas" ou "predestinadas"?

Woryck said...

@ Joaommp
Obrigado pela leitura atenta do post.
As devidas correcções já foram feitas.

Em@ said...

Só não tenta melhor quem tem um umbigo muito grande e vive a vida cheio de si...
Também fui jodoka...