DREN suspende professora que falava de sexo "em termos inapropriados" - JN





DREN suspende professora que falava de sexo "em termos inapropriados" - JN

E chega ao fim mais uma saga da educação em Portugal. O que se pode tirar daqui? Sem saber exactamente como eram as aulas normalmente da Professora em questão, não posso dizer mais do que acreditar naquilo que acabei por vindo a saber. Como tal irei apenas basear-me nisso.

Então, acreditando no que sei, é um facto que as atitudes perante o sexo na época clássica (e mesmo medieval em certos meios) era, no mínimo, promiscua. Segundo sei, era disto que a professora falava. Até aqui tudo bem e, a atitude dos pais, se foi apenas por causa disto revela a mais pequena das cabecinhas. Algo que, por aquilo que se vê, não é surpresa para ninguém. Mesmo dentro da classe também há estas mentes "pudicas" que, sinceramente, não como fazem sexo e como se reproduzem se lhe têm assim tanto nojo. Afinal eu ainda sou do tempo que certos cantos d'Os Lusíadas e certas matérias das aulas de Ciências da Natureza não eram dadas porque os professores se recusavam a falar nele. Naquela altura, não era pelos alunos e, graças a Deus, as minhas turmas vieram provar isso mesmo pois todos os professores que se atreveram a falar contra a opinião dos colegas viram o seu trabalho recompensado e a sua aposta ganha. Mas enfim, não é isto que importa.

O que importa é que aí está a decisão, de suspender a docente. Por isso agora é saber se foi suspensa pela denúncia dos pais, ou se foi suspensa por aquilo que disse na aula gravada e que veio a público.

Se foi pela denúncia dos pais, apenas revela que de facto a sociedade portuguesa é atrasada e que ainda não está ao nível das suas congéneres europeias, estando ao nível das suas congéneres islâmicas e africanas (as quais em muitos casos até já nos terão passado à frente). Revela a verdadeira razão pela qual a educação em Portugal falha e porque temos os resultados de insucesso escolar que temos.

No entanto, se a suspensão foi baseada apenas naquilo que a docente fez na aula gravada, pois aí a decisão foi acertada. Um professor não pode perder as estribeiras e baixar ao nível de quem o acusa. Pior, um professor não pode ter a falta de profissionalismo e amor próprio para ir falar da sua vida pessoal e da sua família, insultar os alunos e ainda impor confissões à força. Melhor tinha feito se tivesse estado calada e, em caso de injuria para com ela, tivesse recorrido aos tribunais ou outro órgão competente. Em vez disso, pôs-se ao nível de quem a acusou, tendo mesmo, na minha opinião ido ainda mais baixo.

Resta então saber, algo que o JN não disse, o porquê da suspensão. Se foi pelo funcionamento da aula se foi apenas por aquela aula em questão.

No comments: