Linha de metro vai atravessar Parque da Cidade à superfície - JN

Linha de metro vai atravessar Parque da Cidade à superfície - JN

Eu por mim acabava era de vez com o Parque da Cidade. Afinal tanta árvore e relva ali só estorva. Construía prédios, arranha-céus mesmo. Ficava logo tudo resolvido.

Ironias à parte, esta gente anda toda louca mas é. É o metro a atravessar o Parque da Cidade agora, dantes eram os prédios... Dantes falava-se em expandir o Parque da Cidade, agora fala-se em comprimir o Parque. Já construíram um mamarracho todo de vidro ao qual nunca ninguém soube o que fazer durante anos... Agora querem por o metro a passar no parque. Ora bem, este metro anda é a virar muito eléctrico. E depois, então se não queriam por o metro a passar no viaduto o qual foi feito a pensar nele (no metro) para que raio gastaram tanto dinheiro a construir aquilo?

Ainda me pergunto se este metro à superfície é para enterrar daqui a uns anos? É que na Rua Brito Capelo vai acontecer isso. Foram precisos 10 anos de metro ali a passar e milhões gastos para fazer aquilo que era óbvio a qualquer um com dois palmos de testa logo desde o início.

Mas como é óbvio, estamos em Portugal, país onde as coisas são todas mal feitas só para terem de ser refeitas anos mais tarde. Pois claro, as construtoras civis precisam de dinheiro e como não trabalham para competir no estrangeiro como forma a compensar o abrandamento económico há que estender a mão ao Estado o qual está sempre pronto a ajudar, esbanjando dinheiros públicos.

O Metro do Porto já é caro por ele próprio. Já sofreu derrapagens que assustam qualquer mortal. Com preços mais altos que os de Lisboa, composições que mais parecem transporte de sardinhas em lata nas horas de ponta e, maravilha das maravilhas, ainda consegue dar prejuízo.

Obras assim não! É orgia com dinheiros públicos como disse um comentador brasileiro (Luiz Carlos Prates)... Eu não nego a utilidade do projecto mas com autarcas como os que temos, administradores de empresas públicas que alguns nem Deus sabe como foram lá parar a que resultado chegamos? Aos roubos, perdão, rombos nas contas públicas...

Já agora, como outra nota, o que se passa no Parque da Cidade, passa-se no centro da cidade do Porto com os Jardins do Palácio de Cristal que vão sofrer uma "compressão" para dar lugar a um Centro de Congressos ou lá o que é. Curiosamente é parte mais engraçada dos Jardins... o lago onde está localizado o café/cantina aberta ao público.

Mas conclusão, fica a cidade com mais uma zona verde de extrema importância e beleza reduzida para dar lugar a mais um pedaço de betão. Será tipo a palhaçada que se fez na Avenida dos Aliados onde destruiu uma zona verde para criar uma zona estéril onde nem as pombas e gaivotas lá param agora. Mas há uma diferença entre estes dois casos. É que a Avenida ainda vai servindo para todos usufruírem dela (vai sendo...). No caso dos Jardins do Palácio será apenas para meia dúzia de magnatas se poderem deliciar com a paisagem. Gostaria de saber é se o que resultar dali estará aberto à sociedade civil em geral... Parece-me que não...

Deixo o link do blogue Defesa dos Jardins do Palácio de Cristal.

No comments: