Vergonha precisa-se a qualquer preço! - post do Dr. Shue

Nota: O seguinte post é da autoria do Dr. Shue (como devem ter percebido pelo título). Encontra-se publicado no seu blogue, MAIRDENUBOSKE. Por esta razão desactivei os comentários para este post. Peço, a todos que queiram comentar, que o façam no blogue do Dr. Shue.

Tinha prometido a mim mesmo que faria um interregno durante o fim-de-semana mas parece que a moda da mentira é mais contagiosa que o bacilo de Koch. Menti-me a mim mesmo porque piamente acreditava que não iria sucumbir à tentação de redigir mais um fardo de farpas bem afiadas e prontas a serem usadas.

O problema reside no facto de realmente não faltar material que sirva de inspiração neste país. Seja stand-up comedian, seja cartoonista, seja simples humorista, mesmo que decadente, o que se torna difícil é a escolha de que sobre falar. O ridículo atingiu um nível tal que em vez de me irritar dou por mim a rir-me que nem um desalmado de tanto disparate e de tanta falta de vergonha que temos vindo a assistir, num crescendo constante. Aliás é a uma das poucas constantes no meio de toda a contenda entre sociedade civil e governo. Para além do desajustamento do discurso à realidade nacional, o mote principal tem mesmo sido a falta de vergonha

Falta de vergonha por ao fim de quatro anos de sacrifícios que resultaram num ainda maior afundamento da economia real em que nada do que servia de justificação foi conseguido, nem mesmo o equilíbrio das contas públicas ou a redução do défice, falta de vergonha por mesmo após o investimento realizado nas SCUT estar mais do que saldado virem agora cobrar portagens com base nesse mesmo argumento à semelhança da prática de décadas na ponte 25 de Abril com a teoria do "utilizador-pagador", falta de vergonha por andarem a enganar o povo com falsas promessas e apoios sociais quando o PEC (Plano de Estabilidade e Crecimento) o que prevê é, mais uma vez, um assalto às economias que quem tem sustentado o sistema nacional de segurança social, falta de vergonha por não assumirem uma postura de responsabilização ainda que somente moral quando vêem os seus nomes envolvidos comprovadamente em escândalos financeiros ao mais alto nível, nem que fosse para que não restasse qualquer dúvida da sua inocência, falta de vergonha, quando com sorrisos, abraços e beijinhos anda uma ministra da educação a tentar convencer os parvos de que é muito diferente e mais sensível aos problemas do que a anterior o foi., dizendo praticamente o que lhe apetece sem saber realmente a verdadeira dimensão do que é proferido. Poderia continuar quase infinitamente mas não tenho a falta de vergonha necessária para estar a massacrar quem me lê.

O povo não anda descontente, contudo. O povo até acha que o ataque a quem tem posses é justificado e lógico. Claro! Na sua ignorância e no mais puro espírito lusitano quem está mal não é quem ganha pouco e que mal consegue sustentar a sua família, quem está mal não é quem sobrevive graças a subsídios, quem está mal não é quem passa anos dependente da caridade de outros mas sim os que ainda vão podendo fazer uma vida mais ou menos digna. Enquanto tivermos mentalidades baseadas em tempos idos, onde pelo menos os valores morais e sociais ainda prevaleciam, nunca conseguiremos deixar de estar em declínio. Uma sociedade como a actual só é boa para a proliferação da corrupção, para a consolidação de uma ditadura escondida atrás de uma democracia decadente, para a destruição de tudo o que nos possa orgulhar de ainda sermos portugueses. Valha-nos o cordeiro de Deus que dizem tirar o pecado do mundo... já que quem o representa enfim... é humano!

- Publicado originalmente em MAIRDENUBOSKE.