A propósito desta história das SCUTs O Jumento falou do oportunismo dos dirigentes locais (Presidentes de Câmara) nas suas exigências aqui e aqui. Embora seja, de facto, uma atitude oportunista que move os ditos senhores e não um sentido de luta pelas suas regiões também é facto que isto só acontece porque Lisboa e os seus dirigentes ignoram a existência do resto do país, salvo quando é para irem buscar dinheiro ou protagonismo.
Cobram portagens nas SCUTs quando elas já estão mais que pagas mas esquecem-se que muitas delas não só não têm alternativas como algumas são nada mais do que estradas nacionais com múltiplas faixas de rodagem. Basta fazer a viagem Porto-Paredes ou a Via do Infante no Algarve para perceber a má qualidade quer de concepção quer de manutenção das mesmas. Assim sendo, antes de terem lata de cobrarem seja o que for, talvez fosse bom explicarem porque é se as auto-estradas estão em tão mau estado e porque é que há tanta pressa em por portagens agora sem que as ditas vias estejam em condições de uso para serem cobradas as suas utilizações.
Já agora, expliquem-me como é que um estrangeiro que queira percorrer uma destas vias vai pagar a mesma? Terá que pedir por encomenda os ditos chips? E caso não saiba da existência dos mesmos (como penso que a maior parte dos Europeus não saberá) como é que avisam o mesmo que a auto-estrada é paga mas as portagens são virtuais?
Mas voltando à vaca fria, o problema do oportunismo regional é o oportunismo da capital. Sobre isto, e para não me repetir deixo o comentário que escrevi n'O Jumento.
O Jumento esquece-se das "borlas" que Lisboa leva à custa do país.
Desde os transportes públicos, a começar pelo Metro de Lisboa, para o qual nunca falta dinheiro para fazer meia dúzia de metros de túnel, até CCBs, pontes em curva a pretexto de se baterem recordes Europeus, Expo, um novo aeroporto, uma nova ponta para um comboio que, pelos vistos não vai a lado nenhum... e fico-me por aqui. Enquanto isso a Linha do Tua cai de podre. O Aeroporto de Faro não recebe os investimentos que devia como aeroporto da maior região turística do país. Os portos de mar deste país são votados ao abandono enquanto se gasta pipas de massa em concursos meio duvidosos no porto de Lisboa. O utente do Metro do Porto paga 95 cêntimos por viagem para percorrer uma porção da linha dentro da cidade do Porto (a qual é consideravelmente mais pequena que Lisboa) enquanto que no Metro de Lisboa se paga 80 e anda-se dentro da cidade toda.
Por isso, caríssimo Jumento, por muita razão que tenha ao criticar a postura dos políticos destas regiões, devia começar antes por criticar o proxenetismo dos políticos e Lisboa que permitem que uma região viva das borlas pagas pelo país.
Concordo que o rendimento do país deve ser igualmente distribuído mas isso não acontece e dê as voltas que dê, Jumento, os dados estão aí para quem tiver olhos ver. Mas há uma coisa na qual o Jumento tocou e falou muito bem. O país foi habituado à preguiça e ao oportunismo. Desde a função pública, passando pelos belos exemplos da AR, até às empresas privadas, desde gestores ao trabalhador da construção civil, todos estão habituados a fazerem o menos possível.
Mas também seria interessante perguntar que incentivos têm muitos destes para trabalharem com afinco se, no final do mês, ganham o mesmo e continuam a recibos verdes ou contractos a prazo.
Cumprimentos Jumento.
Desde os transportes públicos, a começar pelo Metro de Lisboa, para o qual nunca falta dinheiro para fazer meia dúzia de metros de túnel, até CCBs, pontes em curva a pretexto de se baterem recordes Europeus, Expo, um novo aeroporto, uma nova ponta para um comboio que, pelos vistos não vai a lado nenhum... e fico-me por aqui. Enquanto isso a Linha do Tua cai de podre. O Aeroporto de Faro não recebe os investimentos que devia como aeroporto da maior região turística do país. Os portos de mar deste país são votados ao abandono enquanto se gasta pipas de massa em concursos meio duvidosos no porto de Lisboa. O utente do Metro do Porto paga 95 cêntimos por viagem para percorrer uma porção da linha dentro da cidade do Porto (a qual é consideravelmente mais pequena que Lisboa) enquanto que no Metro de Lisboa se paga 80 e anda-se dentro da cidade toda.
Por isso, caríssimo Jumento, por muita razão que tenha ao criticar a postura dos políticos destas regiões, devia começar antes por criticar o proxenetismo dos políticos e Lisboa que permitem que uma região viva das borlas pagas pelo país.
Concordo que o rendimento do país deve ser igualmente distribuído mas isso não acontece e dê as voltas que dê, Jumento, os dados estão aí para quem tiver olhos ver. Mas há uma coisa na qual o Jumento tocou e falou muito bem. O país foi habituado à preguiça e ao oportunismo. Desde a função pública, passando pelos belos exemplos da AR, até às empresas privadas, desde gestores ao trabalhador da construção civil, todos estão habituados a fazerem o menos possível.
Mas também seria interessante perguntar que incentivos têm muitos destes para trabalharem com afinco se, no final do mês, ganham o mesmo e continuam a recibos verdes ou contractos a prazo.
Cumprimentos Jumento.
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