Mais uma bonita noticia

Descontos dos recibos verdes vão aumentar em 2011 - Economia - DN

Já só faltavam mesmo os desgraçados dos recibos verdes. Bem, na volta isto até vai acabar com os recibos verdes pois, os pobres coitados que andam a ganhar o salário mínimo (ou menos a recibo verde) não lhes compensará trabalhar. Penso que ninguém estará disposto a ganhar para pagar unicamente impostos ao estado. A taxa de 5% às empresas que tenham mais de 80% do valor da sua actividade em trabalhadores independentes também é gira. Falta saber se os 5% ficam mais caros ou não que os outros descontos que teriam de fazer se não tivessem pessoas a recibos verdes.

Este governo está completamente louco. Não soube governar a casa e teve de cortar nos salários aos seus trabalhadores. Pior ainda, foi simpático o suficiente para, além de lhes cortar no rendimento ainda lhes sobe os impostos. Depois lembrou-se que isso era capaz de não chegar e sobe o IVA para 23% (perto do que se paga nos países nórdicos). Como se não bastasse, ainda achou que certos produtos de primeira necessidade deviam ser considerados bens de consumo supérfluos e passou-os da taxa mínima de IVA para a máxima.

Fizeram novamente as contas e isto ainda não chegava, era preciso diminuir mexer no IRS para se pagar mais e devolver menos. Mas, não satisfeito, não ficou por aqui. Cortou no RSI (aqui se calhar deveria ter acabado com ele e isso sim teria sido uma boa medida), nos abonos, na saúde, na educação...

À banca, disse que a ia obrigar a pagar uma taxa mas esqueceu-se de a regulamentar. Aos ministros, deputados e respectivos assessores, secretários, amigos e enteados, fez uns cortes aos quais eu chamaria "simbólicos" para enganar os tolinhos.

Ainda se lembrou de introduzir portagens mas, de preferência, só nas auto-estradas que eles e os amigos não utilizam muito. Depois, lá com uns empurrões, decidiu que as portagens eram para as SCUTS todas, a norte e a sul. Pelo meio, esqueceu-se de explicar como funcionariam os novos sistemas de pagamentos e que, para cobrar portagens, seria necessário ter o sistema informático todo a funcionar direito. Isso e ter os respectivos dispositivos à venda. Assim, para além de louco, o governo ainda fez [e faz] figura de palhaço por tentar cobrar sem ter os meios para o fazer prontos.

Pelo meio, assim como obra do Espírito Santo ou na Nossa Senhora dos Aflitos, ainda tiveram a boa nova de que a PT estava desejosa de ter o seu fundo de pensões integrado no orçamento de estado.

O que não fizeram foi cortar, diminuir ou atrasar as obras megalómanas e as construções de auto-estradas, escolas etc., pois tal iria por os amigos da construção civil descontentes. Também se esqueceu de cortar nos institutos públicos desnecessários, extinguindo-os ou fundindo-os com outros. Os submarinos também vieram e esqueceram-se de dizer à Chanceler Merkel que não os podiam pagar.

E ainda há uma coisa que toda a gente se está a esquecer: a organização da World Cup que Espanha e Portugal querem ganhar. Vai ser preciso pagar isso também.

Continue-se assim que vamos todos no bom caminho, para a falência.

4 comments:

Em@ said...

triste sina a nossa, Elenáro!
Já o Eça dizia:
"Portugal não é um país: é um lugar mal frequentado".

:((

beijo

Elenáro said...

Cada vez acredito mais nisso, Em@. Cada vez mais.

Bj!

Anabela Magalhães said...

E ainda te faltou dizer que não ficaremos por aqui. Ainda nos vão sugar mais... até à última gota.

Elenáro said...

Obviamente, Anabela.

O aumento dos impostos retira dinamismo à economia. Como tal, há menos impostos para recolher. A solução é aumenta-los ainda mais e assim sucessivamente neste ciclo vicioso dos mentecaptos que nos governam há 30 anos.

AH! E ainda vai ser preciso resolver as parcerias publico-privadas lá mais para diante. Com as SCUTS puseram portagens para se pagar o que já estava pago muitas vezes sem alternativas viáveis. Com a PPP vão fazer o que? Por os funcionários e utentes (se for caso disso) a pagar um bilhete de entrada nos edifícios?