PS afinal é direita?

Imagem retirada daqui.

Nesta notícia de hoje do JN, podem-se ler algumas interessantes palavras de Francisco Assis, líder parlamentar do PS. O interessante das palavras dele é que, se não for dito quem as profere, parecem vindas da ala direita da política portuguesa. Aliás, se não se souber quem as diz, corre-se o risco de pensar que foram ditas por algum defensor do neoliberalismo.

Leiam-se então algumas tiradas.

"infelizmente, a extrema esquerda parlamentar continua presa a uma visão salvífica milenarista que a impede de encarar a realidade"

"No movimento comunista há uma componente estrutural de ordem genética: a incapacidade de compreensão da realidade"

"Os contributos que o movimento comunista deu em algumas parte do mundo trouxeram a miséria e a regressão das liberdades"

fonte: JN

Pois bem, tendo dito isto só falta saber agora se Francisco Assis está enganado no partido ou se considera antes que o PS tem sido tão ou mais de direita que o PSD e, porventura, o CDS... Ao fim e ao cabo, estas palavras são aquelas que se ouvem da boca da "extrema-direita" ou da direita meramente "neoliberal".

4 comments:

Anabela Magalhães said...

Ironicamente, subscrevo as palavras do meu conterrâneo Assis.
Será que sou da extrema-direita? Noeliberal?Huuuuummm... não me parece!
Bj

Contra.facção said...

Isto merece comentário, porque por não ser notícia. Claro que este PS é de direita, foi neoliberal praticante no 1º mandato, é teoricamente anti-neoliberal neste bocado de mandato, por ser empurrado pelo ultra-liberal PPC, que quer que o PM comece já a limpeza de tudo que é público e nosso.
Quanto aos comentários sobre os partidos de esquerda, enquanto (pelo menos o PC) comiam criancinhas ao pequeno-almoço, este PS come todos a qualquer hora.

Elenáro said...

Anabela

As acusações de Francisco Assis são típicas de quem é de direita. Hoje em dia, a única direita que se tem mexido e aquela que nos tem governado, é a mais extremista. A extrema direita não é só o PNR. Tal como a extema esquerda não é só o BE nem comunistas comedores de criancinhas como disse o Miguel.

Se ouvires os discursos da direita conservadora, chamemos antes assim à coisa, por tudo que é media (TV, Rádio, Jornais, Blogues...), vais reparar que o discurso é essencialmente o mesmo.

A esquerda é cega. A esquerda é retrógrada. A esquerda é a fonte de todos os males.

Na verdade, é a direita que nos governa desde a época Tatcher-Reagan. Houve, de facto, ali um breve período de centrismo, a chamada 3ª Via, de Clinton (talvez Blair). Para o melhor e para o pior, foi rapidamente substituída pelo neoliberalismo.

Esta é que é a verdade dos factos.

Elenáro said...

Miguel

De facto, não é noticia mesmo.