Passos anda a marcar passo



Gostei de ouvir Passos Coelho a exigir que se faça um auditoria às contas públicas Portuguesas. De facto, precisamos de saber mesmo quanto devemos para podermos saber como agir no futuro. No entanto, Passos Coelho, mais uma vez, não sabe bem em que buraco se está a meter e fala só do que lhe interessa falar. 

Uma auditoria às contas públicas não se pode ficar pelos anos do PS de Sócrates. Uma auditoria às contas públicas tem que ir até aos governos de Cavaco Silva. Seria muito interessante ver exactamente quanto receberam os governos de Cavaco da UE (então CEE) e quanto, quando e onde foram usados. Seria também interessante ver como é que, com tanto dinheiro a entrar no país se consegue ter deficits como os que Cavaco teve.

Seria interessante saber exactamente quanto nos custou a inercia do Guterrismo e onde se espetaram os fundos da UE que também recebemos nesse tempo. Também era importante saber o que se gastou e onde para se ter acabado o ciclo de Guterres com uma quebra do limite do deficit de 3%.

Verdadeiramente interessante seria saber que contas andou Manuela Ferreira Leite a fazer para ter vendido tudo que era do Estado (de todos nós, portanto), ter cortado em todo o lado e aumentado os impostos e mesmo assim ter acabado com um deficit superior aquele que encontrou quando chegou ao governo.

Isto são tudo coisas interessantes que Passos Coelho não refere, preferindo entrar na demagogia de achar que os males do país começaram e acabarão com Sócrates. Passos esquece-se que não é nenhum messias e que é líder de um partido que também esteve no governo. Pior ainda, é líder do único partido que teve um líder no cargo de Primeiro-Ministro e que o abandonou por um cargo internacional deixando o país numa situação tão má como a de hoje com a diferença que o mundo na altura ainda não tinha acordado para a realidade das trafulhices do sistema financeiro mundial. 

O que teria Passos para dizer se se provasse, como penso que se provaria, que o mal de Portugal não é só de Sócrates mas sim de todos os que lá estiveram antes? E se se provasse que o actual Presidente da República foi o homem que verdadeiramente hipotecou o futuro do país desbaratando as finanças públicas com obras inúteis e megalómanas para um país sem economia para as manter?

Como penso que não teria nada de bom para dizer a não ser mais aldrabices, tais como aquelas que Sócrates professa, tenho que chegar à conclusão que Passos está a fazer jogo político e a empurrar as culpas para onde pode para ver se se livra da encrencada que nos meteu a todos.

Não bastava termos um Presidente que, enquanto chefe de governo, nunca se enganava e raramente tinha dúvidas, um Primeiro-Ministro que só se mete em trapalhadas (para não dizer pior), um antigo Primeiro-Ministro que foge a meio do mandato, ainda temos de ter agora um candidato a Primeiro-Ministro que se inspira em Manuel Alegre e nos vem com lirismos.

Nota de edição: Por alguma razão este post não foi publicado embora estivesse devidamente agendado para dia 14 de Abril. Como só agora reparei nisso, só agora é que pude publica-lo. As desculpas pelo post descontextualizado (ou não) da sua devida data.

No comments: