Economias...



Tempo houve em que a economia era uma análise do funcionamento real dos mercados. Hoje, com a baixa gama de gente que ensina economia nas Universidades, a desonestidade das grandes vozes da economia mundial e seus associados, fico com a ideia que isto deu uma volta de 180º.

A economia já não é uma ciência que estuda a realidade, é antes um meio de criação da realidade. Hoje, a ciência económica dos nossos economistas de treta, cria-se a ela própria sem olhar para os factos do meio sócio-económico. Aliás, hoje não se criam modelos para explicar a prática económica. Hoje, criam-se modelos aos quais a realidade da prática económica e a própria sociedade se têm que adaptar.

Ontem ouvi uma muito boa de um [mau] economista, ex-[mísero] Professor de Finanças. Disse ele que "cabe aos economistas convencer os decisores políticos e outros decisores da sua utilidade". Enquanto os economistas não perceberem que são eles que se têm de subjugar ao poder político e não o contrário, vamos todos andar muito mal. O mundo esteve "bem" enquanto a política mandava na economia. A partir do momento em que a economia passou a mandar na política e passou a ser um fim nela própria, as coisas começaram a correr mal.

Só me pergunto é quanto tempo é que demorará até os economistas começarem a pagar o preço dos seus próprios erros com revoltas por todo o lado...

No comments: