A mais antiga aliança do mundo...



Reino Unido relutante em ajudar financeiramente Portugal - Portugal - DN

Após o vídeo para a Finlândia, suponho agora que se vá fazer um vídeo para o Reino Unido e já que o outro foi falado em Inglês britânico, propunha agora que se fizesse um em Inglês americano. 

É esta a aliança mais velha do mundo que "ambos" levam tão a sério. A aliança que serviu para lhes salvar o pelo nas guerras com Napoleão e na Segunda Grande Guerra mas que pouco ou nada serviu para nos beneficiar. Aliás, a nossa "velha" aliada é sempre muito rápida nos insultos e exigências a Portugal. Relembro o eterno desdém e eterna imiscuição dos políticos britânicos na política interna portuguesa e, não assim há tanto tempo, o Ultimato Britânico. Pena é que logo na altura não se tenha acabado com essa aliança que iria ser um trunfo para a derrota Nazi graças à base das Lajes.

De qualquer das formas, o problema do Reino Unido não querer ajudar Portugal prende-se com o facto das finanças deles estarem tão más ou piores do que as nossas. Não fosse o orgulho Britânico e eles próprios já teriam ido pedir ajuda ao FMI. O que eu me pergunto é como é que há tão pouca gente dos PIGS a não apontar o dedo ao Reino Unido e outros que tais que, estando na penúria ainda se dão ao luxo de falar grosso.

No comments: