Eleições viradas em corrida de sondagens...

 
Com a constante catadupa de sondagens que tem havido, as eleições que se seguem deixaram de o ser. Com tanta sondagem que ora dá a vitória a PS, ora dá a vitória a PSD, ora declara que eles estão empatados, ficamos a saber que os jornalistas em Portugal estão a perder a sua vocação que é relatar jogos de futebol.

Isso ou então, a desonestidade dos meios informativos chegou a tal ponto que, enquanto as sondagens não derem o resultado que se quer, fazem-se sondagens atrás de sondagens até se ter o resultado esperado. A isto não se pode chamar eleições livres. A isto chama-se manipulação eleitoral. Pergunto-me se os meios de informação portugueses terão ido à República Popular da China aprender a técnica de altifalantes espalhados nas ruas para dizer às pessoas quem são os bons ou os maus.

Honestamente, nesta altura do campeonato, com o leque de maus candidatos que temos, bem pior do que foi o das eleições presidenciais, pouco me importa quem para lá vai. Qualquer das duas principais opções coligadas ou sozinhas vai ser uma tragédia para o país. O que me importa verdadeiramente, neste caso, é que as pessoas possam fazer uma escolha verdadeiramente pessoal e livre. Com a actuação dos meios informativos, os quais são peritos em desinformação ou não-notícias, as pessoas são manipuladas a votarem neste ou naquele, especialmente se considerarmos que ninguém gosta de perder e que muita gente vai votar naquele que pensa que vai ganhar.
Ainda irei falar mais, noutro post, acerca da porcaria de jornalismo que hoje temos em Portugal.

No comments: