Jovem agredido em justiça popular acabou por morrer - Portugal - DN



Jovem agredido em justiça popular acabou por morrer - Portugal - DN

Leia-se:

"Alegadas brincadeiras de mau gosto e distúrbios levados a cabo pelo grupo, e para as quais a PSP já tinha sido alertada, terão estado na origem dos agressores. "Eles andavam por aí, a atear fogueiras à porta das lojas e das casas. Parece que um dos familiares ali de um talho não aguentou e foi para cima deles, as pessoas viram e foram atrás", apontou um dos vizinhos da urbanização Lagoa, onde tudo terá acontecido."


Digam lá que este país não é uma coisa fantástica? Agora pergunte-se o seguinte: acha alguém que com mentalidades e comportamentos destes o país pode ir a algum lado? Acha alguém que este país é um país civilizado? De facto, bem verdade é aquilo que se diz: Portugal é a última colónia africana da Europa. E fala-se no mesmo país onde se faz isto, da violência do Brasil, da violência dos fundamentalistas islâmicos e coisas afins. Se calhar, antes de se olhar para fora devia-se olhar para dentro.

6 comments:

Anabela Magalhães said...

Sabes o que me assusta? O descontrolo total e absoluto...

Martins said...

Num Pais civilizado (nórdico) um jovem dispara numa Escola e não me parece que os habitantes dessa comunidade desatem a clamar pelo dia do juízo final.

As coisas já são (e sempre o foram) suficientemente graves para dispensar histerismos que não ajudam em nada e apenas precipitam conclusões e acções menos pensadas.

Antigamente também havia muita violência (muitos exemplos envolvendo sacholas e linhas de
água). Não tinham era uma hiper amplificada projecção mediática.

Elenáro said...

São maneiras diferentes de estar na vida, Martins. Os países do norte da Europa não são espalhafatosos como os do sul. Eles guardam tudo para dentro daí terem gente aos tiros nas escolas sem razão aparente.

No sul parte-se logo a louça toda e deita-se tudo cá para fora.

Mas aqui a questão não é essa. A questão é em toda a parvalheira do caso.

Repara: uns "putos" que, pelos vistos, não têm nada de melhor para fazer vão acender fogueiras para as portas dos estabelecimentos comerciais. Este é o primeiro facto de parvalheira (e note-se que os "putos" têm 19 anos se não li mal a notícia. Já deviam ter juízo.

Mas, como se este embrutecimento intelectual da parte destas crianças grandes não fosse suficiente, ainda temos um comerciante que decide que deve ir espancar outro cidadão. Isto em si já seria mau mas se fosse entre duas pessoas até poderia ser considerado um "duelo de cavalheiros". No entanto, repara ainda que não foi isso que se passou. Que nem uns selvagens irracionais e sem se saberem bem o que se passava, aparecem mais uns quantos vizinhos a seguirem o outro comerciante.

Resultado: conseguiram, provavelmente, acabar com os foguitos. E o que ganharam? Mataram outro ser humano sem saberem bem porquê e agora vai tudo responder a tribunal.

Peço desculpa, mas isto não é normal nem tão pouco digno de quem tem cérebro para pensar.

Conclusão, agiram sem saber e ainda foram burros o suficiente para se tramarem a eles próprios. Isto é ridículo.

Martins said...

Elenáro, concordo com a tua análise porque é equilibrada e é assim deve ser.

O que eu não gosto, embora entenda face ao nosso ADN latino são as atitudes e alguma adjectivação.

Já chega os actos configurarem em si como diz a Anabela "O descontrolo total a absoluto" para as reacções aos mesmos irem no mesmo sentido do irracional.

Anabela Magalhães said...

Pois... também assim penso.

Em@ said...

O descontrolo há muito que se vem instalando, pé-ante-pé. Um dia destes...