O caminho para as eleições legislativas 2009 - Resultados


Hoje impõe-se fazer uma análise do que se passou. Primeiramente os resultados.

PS - 36,56% dos votos e elege 96 deputados
PSD - 29,09% dos votos e elege 78 deputados
CDS-PP - 10,46% dos votos e elege 21 deputados
BE - 9,85% dos votos e elege 16 deputados
CDU - 7,88% dos votos e elege 15 deputados

Ainda gostaria de referenciar os dois novos partidos que apareceram, o MMS e o MEP que não conseguiram eleger nenhum deputado e ainda tiveram uma fraca performance quando comparados os resultados das legislativas com os das europeias.

MEP - 0,45%
MMS - 0,29%

Mas com isto tudo o que se passou afinal? O PS ganhou as eleições mas claramente foi penalizado pelas classes sociais a quem hostilizou, nomeadamente os professores. A subida do CDS e do BE marcam um voto claro de protesto contra as atitudes e práticas governativas do PS pela parte destes mesmos grupos. Contudo, nota-se claramente que não é o único voto de protesto patente. O PSD de Manuela Ferreira Leite foi também penalizado pois não conseguiu mudar consideravelmente a posição que já tinha na AR. Claramente que muitos eleitores do PSD mostraram o seu desagrado mudando o seu sentido de voto na direcção do CDS.

Os claros vitoriosos destas eleições são o PS, por ter sido o mais votado e o CDS e BE, ambos pelas suas subidas. Todos os outros ficaram foram penalizados. O PS também está, ao mesmo tempo, neste último grupo visto que, embora tenha ganho as eleições piorou consideravelmente a sua representatividade no parlamento.

Agora restará ao PS navegar por estas águas turbulentas que se adivinham pois, com este resultado, o PSD poderá ter interesse em que o PS se desgaste por mais 2 anos para depois criar uma situação que leve a eleições antecipadas. Contudo, o CDS e BE, que capitalizaram os votos de descontentamento terão tudo a perder em novas eleições pois arriscam a que o voto se desloque para o PSD (em caso de desgaste do PS isto é). Penso que estes dois partidos terão mais a ganhar com um PS fragilizado do que com um PSD forte e por isso tudo farão para fazer perdurar a actual repartição de lugares da AR.

Noutro post farei uma análise do futuro quanto a politicas. Por agora fica só uma síntese do que penso ter acontecido com os resultados.

2 comments:

jad said...

Muito bem feito, Elenáro. O bom senso e lucidez são indispensáveis nesta altura (especialmente). Fico à espera do seguinte.

Elenáro said...

Obrigado jad. O próximo post deverá sair hoje por volta da tarde.