Isto não é Estado Social. É Estado Chulista.



Aumentos das rendas em bairro social podem chegar aos 600% - JN

Repare-se nos seguintes excertos do artigo do JN online acima linkado.

Leia-se este:

"Gorete Monteiro justifica os aumentos com o facto de 49 dos 79 agregados familiares residentes no bairro apresentarem actualmente rendimentos anuais superiores a 20 mil euros" e, por isso, "não cumprirem os requisitos enquadráveis na legislação em vigor"."

E agora este:

"Segundo um levantamento realizado pela autarquia, naquele bairro social a renda mais alta atual é de 26,98 euros e a mínima de 3,99 euros, apesar de alguns agregados terem rendimentos anuais declarados superiores a 30 mil euros."

Isto não é Estado Social. Isto é Estado Chulista. Quando se mantém pessoas que auferem rendimentos bem dentro da média nacional em casas feitas para quem não pode está-se a chular quem trabalha, paga impostos e no final ainda tem de pagar renda ou prestação da casa. Isto é sustentar malandros. Não admira por isso que tenhamos a despesa pública que temos. É que sustentar esta horde de RSIs, CNOs e gente a ganhar bem mas a pagar renda em habituação social por forma que quase a tem de graça não fica nada barato. Depois não há dinheiro para aquilo que é verdadeiramente preciso.

Enquanto se insistir em sustentar malandros, seja de que forma for e onde for, a troco de votos nunca iremos a lado nenhum. Sobrecarregamos quem trabalha, paga e nada recebe e, consequentemente, faz a economia andar para a frente para sustentar quem não pode mas quer viver no luxo.

Rendimentos de 20 mil a 30 mil euros e vivem em habitação social? Aumento de 600% e mesmo assim ficam a pagar 156 euros por mês de renda? Vivem nos centros urbanos ou lá próximos, um luxo hoje em dia, já que o mercado de arrendamento para essas zonas não tem rendas inferiores a 300€. 

Depois disto só me apetece dizer para irem todos dar uma curva ao bilhar grande! 

No comments: